Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Unidades de saúde de Sorocaba testam Covid-19 em pessoas no 8º dia de sintomas gripais

Agência Sorocaba
Postado em: 04/06/2020

Compartilhe esta notícia:

Com o objetivo de obter dados que possam auxiliar na tomada de decisão sobre as estratégias para o enfrentamento da pandemia, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), está fazendo a testagem rápida para Covid-19 em pessoas com sintomas gripais a partir do oitavo dia. Os testes podem sem realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Urgência e Emergência (UPHs, UPA, Pas). A Vigilância Epidemiológica Municipal será o setor responsável em receber as amostras de sangue das unidades de saúde.

De acordo com a SES, mais de 20 mil testes rápidos foram adquiridos para utilização estratégica. Com esse novo recurso na cidade, todas as pessoas a partir do oitavo dia de sintomas gripais poderão se testar. Antes desse prazo os testes rápidos tendem a apresentar falsos resultados. Por isso, a importância em obedecer a esse critério para a testagem. Os pacientes nessas condições deverão procurar uma das unidades de saúde da rede municipal, seja Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Urgência e Emergência.

O objetivo dos testes rápidos é mensurar o número de indivíduos com Síndrome Gripal infectados pelo novo coronavírus e saber como se comporta a doença na cidade. O teste rápido é um modelo de triagem, não um teste confirmatório. Ele pode indicar se a pessoa está infectada, ou recuperada da infecção.

Além disso, Sorocaba continuará seguindo a orientação do Estado em testar pacientes suspeitos internados graves, ou críticos, e profissionais da área de saúde assintomáticos e sintomáticos. Nesses casos, os testes são feitos por meio da coleta de swab (cotonete estéril que serve para coleta de exames microbiológicos com a finalidade de estudos clínicos ou pesquisa) ou pela coleta de sangue (sorologia).

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro indica que vetará perdão a dívidas de igrejas

Deputado sorocabano assina pedido de impeachment contra governador João Doria

Governador João Doria diz na televisão que mandará prender quem se aglomerar nas ruas

Motoristas lotam Câmara durante discussão de projeto que susta decreto de Crespo

Corpo encontrado no rio Sorocaba é de jovem que desapareceu após vestibular

Estudantes da rede municipal realizam releitura de artistas sorocabanos