Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Um dia antes de prazo limite do TSE, Jaqueline programa inauguração de totem

Arquivo / Agência Sorocaba
Postado em: 12/08/2020

Compartilhe esta notícia:

A prefeita Jaqueline Coutinho entregará nesta sexta-feira (14), às 9h30, às vésperas do aniversário de 366 anos de Sorocaba (15 de agosto), mais um totem com o nome da cidade. Desta vez, a estrutura está sendo instalada no Parque do Paço, em frente ao Paço Municipal, no Alto da Boa Vista. A inauguração acontece na véspera da data limite em que pré-candidatos podem participar de atos de inaugurção, de acordo com a lei eleitoral.

O prazo foi definido pela emenda constitucional 107/2020, que alterou a data das eleições para novembro. No texto, a data de 15 de agosto é a limite, a "partir da qual é vedado a qualquer candidato comparecer a inaugurações de obras públicas (Lei n° 9.504/1997, art. 77, c/c Emenda Constitucional nº 107/2020, art. 1º, caput)".

A prefeita Jaqueline já anunciou a intenção de se candidatar à reeleição neste ano, com apoio de seu novo partido, o PSL. A medida vale para todos os futuros candidatos.

A presença em inaugurações já resultou em cassação de candidatura na história de Sorocaba. Em 2004, no dia 6 de julho, o então candidato Luiz Leite (PSDB) compareceu à inauguração da Escola Municipal Basílio da Costa Daemon. O Tribunal Regional Eleitoral cassou sua candidatura e, no lugar, o então candidato a vice-prefeito Vitor Lippi (PSDB) assumiu a cabeça de chapa. Ele venceu as eleições.

Sobre o totem

O objetivo da inciativa é de valorizar a cidade e reforçar a identidade da população com o município. Sorocaba é uma das cidades mais importantes do Estado de São Paulo e do País, sede de região metropolitana com cerca de 2 milhões de habitantes. Para isso, a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) abriu chamamento público e a Magnum Construtora custeou toda a estrutura.

Diferente do totem da Praça Coronel Fernando Prestes, inaugurado no final do ano passado, a estrutura terá as letras do nome da cidade no interior de um coração, além da silhueta de prédios conhecidos da população, como o próprio Paço Municipal, o Jardim Botânico, a famosa “Aranha do Vergueiro”, entre outros, além do monumento em homenagem a Baltazar Fernandez, que fica no Largo São Bento.

O totem tem 4,20 metros de extensão e 3,60 metros de altura e é assinado pelo designer Raul Augusto de Mello, morador de Sorocaba. De acordo com o artista, a estrutura é metálica, com um coração vermelho feito de ACM – um composto de alumínio – e as letras são brancas em alto-relevo, feito de forma artesanal com chapa galvanizada. Já na parte de trás o totem é colorido, com uma imagem alegre e a frase “Sorocaba uma cidade intensa”.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Covas liga para Boulos e pede desculpas após ataques de aliado tucano

Policial aponta arma para outro PM durante discussão na rua; assista

Trump lança oficialmente campanha pela reeleição nos EUA em 18 de junho

Dia da Mulher: especialista dá dicas de como denunciar o assédio sexual no trabalho

Juiz arquiva inquérito da facada, mas diz que caso pode ser reaberto se houver novos elementos

Barragem rompe durante temporal e causa estragos em comércio, casas e carros em Piedade