Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Totens nos pontos de ônibus do BRT Sorocaba indicam local exato onde motorista deve parar

Foto: divulgação
Postado em: 21/02/2020

Compartilhe esta notícia:

Quem passa pelas avenidas Antônio Carlos Comitre, Washington Luiz e General Osório tem visto uma estrutura metálica nova nos pontos de parada do BRT Sorocaba. Trata-se de um totem que passou a integrar o novo sistema de ônibus da cidade e que tem por função indicar o local de parada onde o motorista deve parar o ônibus, facilitando o embarque e desembarque de passageiros.

 

A medida garantirá que o veículo não pare longe do ponto, facilitando o acesso dos passageiros. Além disso, assegurará que idosos, gestantes, crianças e pessoas com algum tipo de deficiência não tenham de se deslocar em demasia para chegar à porta do transporte coletivo.

 

Os totens possuem um design moderno e trazem dados importantes aos usuários do transporte urbano, indicando o número do ponto e um QR Code, que por meio do aplicativo da CittaMobi, os passageiros conseguem obter informações das linhas atendidas naquele ponto, tempo de percurso e localização dos veículos.

 

Luiz Alexandre Massariol, Diretor da Concessionária BRT Sorocaba, reforça que os pontos de parada contam com uma série de recursos de acessibilidade e inclusão para facilitar a vida do usuário do transporte. "Quem olha os abrigos de parada, percebe-se uma nova calçada, com informações para deficientes visuais, indicando onde é a extensão da plataforma de embarque e direcionando para o local correto de acesso. É responsabilidade do BRT Sorocaba garantir uma mobilidade urbana inclusiva e acessível em suas instalações", disse.

 

Obras em andamento

 

Com o ritmo intenso das obras, os sorocabanos já percebem o projeto BRT Sorocaba ganhando forma. Ao todo, 96 pontos de parada dos Corredores Estruturais do BRT serão beneficiados por uma infraestrutura de ponta. Os abrigos contarão com painéis eletrônicos informativos, alimentados por energia solar e que mostrarão informações da linha; tomadas USB para carregamento de aparelhos eletrônicos; internet equivalente ao 5G; piso podotátil para orientação de pessoas com limitação visual e cobertura metálica e fechamento em vidro nas laterais e atrás, protegendo o usuário do sol, da chuva e do vento.

 

Além disso, as calçadas serão requalificadas e o piso de asfalto está sendo retirado, dando lugar ao piso de concreto que oferece mais resistência e durabilidade, está prevista para 20 anos. Essas melhorias visam contribuir com a eficiência do sistema e garantir a durabilidade de toda a infraestrutura.


Projeto BRT Sorocaba

 

O BRT é um sistema de mobilidade urbana moderno que oferecerá conforto, segurança e eficiência, tornando os deslocamentos mais rápidos do que os atuais.  Ele permitirá maior mobilidade devido às faixas exclusivas de ônibus, o que possibilita uma viagem com mais agilidade e que atende às necessidades da população. Outra novidade é o embarque em nível, que facilita o deslocamento de todos, em especial pessoas idosas e cadeirantes. Os passageiros terão a comodidade de acessar 28 estações preferenciais, 4 estações de integração, 3 novos terminais e 96 pontos de parada, permitindo ainda a integração com os Terminais Santo Antônio e São Paulo, com as seis áreas de transferências e a integração temporal entre diferentes linhas.

 

Concessionária BRT Sorocaba

 

De origem 100% brasileira, o BRT Sorocaba é uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) formada pelas empresas CS Brasil e MobiBrasil, ambas companhias com sólida experiência e reputação no setor de transportes no país. O BRT Sorocaba é responsável pela implantação do novo sistema de transporte coletivo urbano da cidade de Sorocaba na realização das obras de implantação e futuramente na operação do sistema de corredores de ônibus.

 

Pioneira na realização de empreendimento com concessão de transporte coletivo para construção e operação no Brasil, a companhia desenvolve suas atividades respeitando princípios éticos e legais e empregará mais de 500 colaboradores diretos e indiretos nas fases de obras, divididos nas áreas administrativa, execução, social e obras.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novidades no Outback Steakhouse

Reitor do ITA é o mais cotado para ser 4º ministro da Educação de Bolsonaro

Vereadora Iara Bernardi denuncia apostilamento ao Ministério Público

Exposição de miniaturas de locomotivas no MEFS pode ser vista até dia 31 de julho

Procon aciona Tik Tok sobre violação de privacidade de crianças

Sexo no primeiro encontro: sim ou não?