Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Teste com anticorpos em desenvolvimento promete resultados rápidos no diagnóstico da Covid-19

Foto: Fotoarena/Folhapress
Postado em: 18/07/2020

Compartilhe esta notícia:

Folhapress

 

Um novo tipo de teste rápido para detectar o novo coronavírus foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Monash. A ideia é baseada em coagulação de amostra de sangue para determinar, em 20 minutos, a presença de anticorpos para Sars-CoV-2.

 

A pesquisa em questão foi publicado na sexta (17) na revista ACS Sensors.

 

O novo teste, contudo, só foi testado com dez amostras, necessitando, portanto, passar por observação em larga escala para a verificação da precisão do produto. Além disso, por ser baseado em anticorpos, o teste só conseguiria detectar pessoas que já foram infectadas.

 

O modo de detecção padrão-ouro de Covid-19 é o teste PCR, que buscar o RNA (material genético) do vírus no organismo, com coleta de amostra por swab (um tipo de cotonete) no nariz e garganta.

 

Durante a pandemia, surgiram outras promessas de testes com resultados rápidos, mas o PCR permaneceu como o mais confiável para a detecção do vírus. Ainda em março, por exemplo, a empresa Abbott recebeu autorização da FDA (agência americana reguladora de alimentos e remédios) de emergência para um teste rápido que apontaria resultados em menos de 15 minutos.

 

Diversos novos tipos de testes, contudo, podem estar a caminho nos próximos meses. Por exemplo, há testes em desenvolvimento que, ao invés de usarem o incômodo swab, esperam conseguir diagnósticos a partir de cuspidas em um tubo. Outros apostam em afundar amostras dos pacientes em substâncias que irão apontar que ali há genes do Sars-CoV-2.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

13ª Maratona desafia alunos a encontrar soluções de negócios

Segunda etapa do Enem será aplicada neste domingo

Após candidatura de Lula barrada pelo TSE, PT tem dez dias para indicar substituto

Pazuello diz que Brasil tem 300 milhões de doses de vacinas garantidas

Empresa de ônibus recorre à Justiça e trabalha para evitar paralisação de ônibus

‘Anulada no cargo’, vice Jaqueline desabafa nas redes sociais e se diz “sozinha”