Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Tecnologia no transporte público: facilidades na palma das mãos

Crédito: Cristiane Carvalho
Postado em: 30/12/2019

Compartilhe esta notícia:

Por Cristiane Carvalho

Era uma terça-feira, o sol já estava se pondo quando a aposentada Maria Clara, de 79 anos, tranquilamente chega num ponto de ônibus, na Zona Oeste de Sorocaba. Não levou nem dois minutos e o coletivo que ela esperava chegou. Interessada, fui logo atrás dela para saber a avaliação que a idosa fazia do transporte público.

De imediato, ela respondeu que aprendeu a usar o aplicativo disponibilizado pela Urbes - Trânsito e Transportes, que fornece os horários dos ônibus. “Antes de sair de casa, abro o aplicativo. Traz-me segurança, pois não preciso ficar muito tempo parada no ponto; é uma forma de me proteger”, explicou.

Essa tecnologia aliada à mobilidade trouxe facilidades e benefícios aos moradores de Sorocaba. Desde 2018, usuários contam com o Cittamobi, uma plataforma digital com diversas funcionalidades.

Atualmente, quatro milhões de pessoas utilizam mensalmente o transporte público e a implantação da tecnologia no transporte urbano é uma maneira que a Urbes-Trânsito e Transportes buscou para conquistar novos usuários. De acordo com a empresa gerenciadora do aplicativo, uma pesquisa realizada em setembro de 2019 apontou que mais de 450 mil pessoas haviam usufruído dos recursos oferecidos pela plataforma digital.

Para utilizar o aplicativo é necessário estar conectado com a Internet. Por meio dele, os usuários conseguem consultar, a qualquer momento, na tela do celular, a previsão de tempo para a chegada do ônibus no ponto mais próximo. Outra facilidade é o item “favorito”, que deixa a consulta mais rápida.

Otimização no tempo de viagem

O tempo médio de viagem de um sorocabano no transporte público é de 52 minutos, mas esse trajeto poderá ser reduzido em até 40% com a implantação do BRT, segundo levantamento do Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade.

Enquanto isso não ocorre, a Urbes-Trânsito e Transporte busca por meio da tecnologia oferecer meios para conquistar novos usuários. “Investir no transporte coletivo que seja mais moderno, eficiente e sustentável, a fim de propor às pessoas uma nova forma de ver a mobilidade urbana e avaliar como se deslocam na cidade. Reduzir o tempo de espera e viagem dos passageiros, aumentar o conforto e a segurança durante o trajeto também são fatores fundamentais”, afirma Adriano Brasil, gerente de Planejamento de Transportes.

Segurança para elas

A tecnologia também pode ser aliada na segurança, principalmente para as mulheres. De acordo com uma pesquisa da Rede Nossa São Paulo, o transporte público é percebido por mais de quatro em cada dez mulheres como o local em que mais ocorrem situações vulneráveis a algum tipo de assédio.

Para combater ou inibir esse tipo de crime, o aplicativo usado aqui em Sorocaba também incluiu uma forma de proteção: o botão BIG (Botão de Incidentes Graves), por meio do qual não só as mulheres, mas qualquer usuário pode acionar algum atendimento, seja de emergência, violência ou assédio. Imediatamente, um órgão de segurança pública vai até o local e presta apoio aos envolvidos. 

Sobre o aplicativo

O aplicativo está disponível duas versões: Android e IOS. Todas gratuitas. Para baixar, os munícipes podem acessar o site da Urbes: www.urbes.com.br.

Outras informações podem ser obtidas também pelo Fale Conosco do site da Urbes ou pelo telefone 118.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 300 milhões no dia 31; apostas podem ser feitas pela internet

Lei que torna obrigatória filmagem e divulgação de sessão de licitação do município é publicada

Manga sugere convocar secretários por explicações sobre medidas ‘antiterrorismo’

Homem de 36 anos é executado com tiros na cabeça por trio no Cajuru; polícia busca autores do crime

Crespo volta atrás e contrata 43 professores para escolas municipais

Casa do jogo de azar é fechada pela polícia pela 2ª vez em menos de dois meses