Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Tecnologia embarcada nos veículos BRT oferecerá mais conforto e comodidade durante os deslocamentos 

Foto: divulgação
Postado em: 26/11/2019

Compartilhe esta notícia:

 

A chegada do BRT (Bus Rapid Transit) em Sorocaba representará uma nova era do transporte público da cidade. Um dos grandes diferenciais do novo sistema será a utilização de 125 ônibus com alta tecnologia embarcada que permitirá ao usuário, por exemplo, prever o horário de chegada e partida dos veículos, ter acesso a informações sobre embarque e  itinerário das linhas, entre outras. Para acessar os dados, o usuário terá nos painéis de mensagens variáveis internas nos veículos e também poderá acessar o aplicativo CittaMobi, que pode ser baixado gratuitamente.

 

Todos os veículos contarão com ar condicionado, tomadas USB e internet gratuita com velocidade acima de 5G - Sorocaba será a primeira cidade da América Latina a contar com esta avançada conexão. Para garantir a segurança dos passageiros, os ônibus terão um sistema de videomonitoramento que funcionará ininterruptamente.

 

O BRT Sorocaba é considerado uma evolução do transporte sobre pneus, pois sua importância vai além da melhora do trânsito e do deslocamento de seus usuários. A tecnologia embarcada permite à empresa, por exemplo, monitorar o desempenho dos veículos a fim de se verificar a eficiência do sistema no que se refere a horários de chegada e saída, tempo de trajeto e itinerário. Este monitoramento possibilitará a gestão eficaz da frota e a celeridade do fluxo de passageiros.   

 

"Disponibilizaremos informações detalhadas ao usuário para que sua experiência com o novo transporte público seja a melhor possível. A ideia é que o sistema seja eficiente e funcional tanto para a população quanto para o próprio BRT", destaca José Henrique de Avila, Presidente da Concessionária BRT Sorocaba.

 

Outro diferencial do novo sistema será a sincronia entre ônibus e semáforos. Os veículos terão preferência ao passar por cruzamentos, pois contarão com a chamada "onda verde" – quando todos os semáforos liberam a passagem.

 

Além disso, a frota contará com autonomia dos motoristas para o acionamento de abertura e fechamento das portas nas estações. Sob o comando do condutor, ocorre a liberação das portas na plataforma de embarque e desembarque, garantindo a segurança e rapidez no fluxo dos passageiros.

 

 

Projeto BRT

 

O BRT é um sistema de mobilidade urbana moderno que oferecerá conforto, segurança e eficiência tornando os deslocamentos mais rápidos do que os atuais. O projeto teve origem no poder público, mas todo empreendimento está sendo feito de acordo com procedimentos de empresa privada. Os passageiros terão a comodidade de acessar 28 estações preferenciais, 4 estações de integração, 3 novos terminais e 96 pontos de parada requalificados, permitindo ainda a integração com os Terminais Santo Antônio e São Paulo, com as seis áreas de transferências e a integração temporal entre diferentes linhas.

 

 

Concessionária BRT Sorocaba

 

De origem 100% brasileira, o BRT Sorocaba é uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) formada pelas empresas CS Brasil e MobiBrasil, ambas companhias com sólida experiência e reputação no setor de transportes no país. O BRT Sorocaba é responsável pela implantação do novo sistema de transporte coletivo urbano da cidade de Sorocaba na realização das obras de implantação e futuramente na operação do sistema de corredores de ônibus.

 

Pioneira na realização de empreendimento com concessão de transporte coletivo para construção e operação no Brasil, a companhia desenvolve suas atividades respeitando princípios éticos e legais e empregará mais de 500 colaboradores diretos e indiretos nas fases de obras, divididos nas áreas administrativa, execução, social e obras.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Covid-19 mata mais em 3 meses do que trânsito em todo 2019 no Brasil

Temporal provoca alagamentos, interdições e caos no transporte em São Paulo

Ministro de Bolsonaro vem à Santa Casa para iniciar teste de remédio para a covid-19 

Saae interrompe abastecimento de água para concluir reparo após acidente na obra do BRT

Lei do xixi multa 24 foliões no Carnaval de rua de SP

Senador paraguaio defende morte de 100 mil brasileiros que vivem no país