Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

TCE alerta Prefeitura de Sorocaba: situação atual de comprometimento orçamentário

Postado em: 22/04/2019

Compartilhe esta notícia:

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), com base na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), aponta que a Prefeitura de Sorocaba se encontra em situação de comprometimento da gestão orçamentária.

O Comunicado GP 11/2019 mostra que a gestão do prefeito José Crespo (DEM) apresenta “insuficiência de receita”, que poderá comprometer o cumprimento das metas de
resultado primário ou nominal.

Segundo a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o TCE emitiu alerta sobre as análises contábeis dos dados de receita e despesa do primeiro bimestre de 2019, ou seja, referentes aos meses de janeiro e fevereiro. A cidade de Sorocaba foi alertada sobre insuficiência de receita nestes dois meses, “o que é praxe” no primeiro bimestre de qualquer ano, já que a arrecadação “eleva após esse período”.

Como o exercício do orçamento é sempre um ano inteiro, prossegue a Sefaz, a pasta “descarta que haja qualquer prejuízo em relação aos pagamentos ou limites no poder de financiamento a longo prazo”.

A Sefaz diz, ainda, que Sorocaba é classificada como nível “A” na análise da capacidade de pagamento do Governo Federal. “Essa avaliação do Ministério da Fazenda gera um rating da situação fiscal e, na prática, classifica se o município é um ‘bom pagador’. Assim, um ente bem avaliado pelo Tesouro Nacional pode acessar empréstimos com juros mais baixos, por contar com a União como seu garantidor. Tanto é que a Prefeitura de Sorocaba já contabilizou quase R$ 1 bilhão em captação de recursos desde o início da gestão do prefeito José Crespo para investir na infraestrutura do município”.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações da Natura disparam enquanto comercial com Tammy causa polêmica

Moro conclui depoimento após ficar mais de 8h em prédio da PF de Curitiba

Ministro do STJ rejeita ação em que pessoas pediam para não serem obrigadas a tomar vacina de Covid-19

Prefeitura anuncia aplicação de multas e `ameaça´ sorocabanos: `a partir de hoje desobediência tem custo´

Trump anuncia saída dos EUA de tratado contra armas ilegais

Covid-19: apesar da alta de casos, número de mortes continua em queda