Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

SP-Foto 2019 reúne obras de fotógrafos renomados para destacar talento brasileiro

Postado em: 23/08/2019

Compartilhe esta notícia:

Erick Rodrigues

“Um bom retrato é um milagre”, já disse o consagrado fotógrafo Bob Wolfenson, que se tornou uma referência em retratos dos mais diversos. A frase serve de referência para que a diretora da 13ª edição da SP-Foto, Fernanda Feitosa, apresente à imprensa um dos mais importantes eventos relacionados à fotografia contemporânea brasileira.

Ocupando a área de eventos do shopping JK Iguatemi, na capital paulista, até domingo (25), a SP-Foto reúne as principais galerias do mercado com a intenção de valorizar os trabalhos de grandes fotógrafos do país e, ao mesmo tempo, democratizar o acesso a essas obras.

Nas paredes ocupadas pelas galerias, algumas delas internacionais, o talento brasileiro é o destaque, ainda que ele surja de cliques de estrangeiros que escolheram o país como residência e inspiração.

O evento apresenta uma diversificada parcela da produção fotográfica contemporânea, com obras abstratas, retratos e imagens fotojornalísticas. Por isso, a escolha da diretora do evento em expandir o significado da frase de Bob Wolfenson e dizer: “A fotografia é um milagre, um encontro entre o fotógrafo e o que está sendo fotografado”.

É possível observar fotos de Sebastião Salgado, que registrou uma das poucas tribos indígenas que ainda resiste no Brasil. Também há cliques de Mauro Restiffe que valorizam a arquitetura de Oscar Niemeyer no Palácio da Alvorada. Outro destaque é o trabalho de Jean Manzon, francês radicado em terras brasileiras, que imortalizou os primeiros contatos com índios de aldeias isoladas.

Para a diretora da SP-Foto, além da importância de um espaço de valorização da fotografia contemporânea, o evento tem a intenção de atrair um público novo para esse universo. “A produção fotográfica brasileira é muito importante e vasta. É uma forma de atrair um público novo para as artes através da fotografia, que é uma linguagem mais jovem e contemporânea por excelência”, afirma Fernanda.

width=696
Fotos: Gustavo Menasce e Marina Malheiros/JK Iguatemi

A opção de expor os trabalhos em um shopping, expandindo o alcance das galerias, também é destacada pela diretora do evento. “A escolha do shopping foi conscientemente pensada para promover essa democratização da arte. Graças a isso, acabou o estigma de que as galerias são santuários, só para uma elite cultural. O shopping tem contribuído para isso”, frisa.

Com a fotografia ganhando cada vez mais força no mercado e espaço na sala das casas das pessoas, Fernanda destaca a necessidade de continuar apostando na valorização do gênero para formação de olhares atentos e curiosos para o mercado, com a educação como parte fundamental nesse processo. “Na medida em que um país negligencia a educação, ele também está condenando uma parcela da população a uma segregação cultural”, diz a diretora.

A 13ª edição da SP-Foto conta com a participação de curadores, críticos e diretores de exposições estrangeiros interessados em aquisições para mostras e coleções particulares, ou simplesmente para um contato maior com a arte brasileira.

No novo espaço de eventos do empreendimento, o Cubo JK, muitos desses profissionais se reúnem para uma programação de encontros e debates sobre essa linguagem artística.

O público pode escolher, ainda, fazer uma visita guiada pelo local do evento, com especialistas que oferecem roteiros temáticos. Também é possível aproveitar a SP-Foto para apreciar os trabalhos dos fotógrafos Armando Prado e Cristiano Mascaro, que fazem parte do projeto “Pina no JK”, uma parceria entre a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o empreendimento.

SERVIÇO

SP-Foto 2019

Aberta ao público até sábado (24), das 14h às 21h; e no domingo (25), das 14h às 20h

Entrada: grátis

Local: Shopping JK Iguatemi – 3º piso

Endereço: Avenida Presidente Juscelino Kubitscheck, 2041 – Vila Olímpia, São Paulo

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mãe é presa por crime de tortura contra filho de 9 meses; criança está internada

Bolsonaro, agora adepto ao toma lá dá cá, já foi um feroz crítico da "velha política"

Apoiadores de Bolsonaro lotam Campolim para comemorar vitória do novo presidente

Chuva derruba parede, invade casa e danifica móveis de família em Sorocaba; veja estragos ocorridos

Facebook e Instagram querem banir uso pornográfico de emojis de berinjela e pêssego

Liminar negada: Crespo sofre nova derrota na Justiça em mais uma tentativa de retomar mandato