Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocabanos procuram locais de votação mesmo sem ter feito biometria

Postado em: 07/10/2018

Compartilhe esta notícia:

Atualizado às 13h48

Por Alana Damasceno

Parte dos sorocabanos está procurando escolas para votar, neste domingo (7), mesmo sem ter feito biometria. O Ipa Online foi a um dos locais de maior concentração de votação no município, a Escola Municipal Oswaldo Duarte, no Wanel Ville, e lá conferiu que algumas pessoas chegam na unidade e perguntam o que devem fazer.

width=1280
Escola Municipal Oswaldo Duarte, no Wanel Ville, possui 22 seções eleitorais e mais de 8 mil eleitores / Foto: Alana Damasceno

Já na escola Wilson Ramos Brandão, Wanel Ville, eleitores reclamam que há três filas, sendo uma para entrar na escola, a segunda para organizar e a terceira fila para votar. O maior problema é a biometria.

De acordo com a equipe que atende a quem chega no local, a orientação é procurar o cartório eleitoral a partir de 5 de novembro. Em Sorocaba, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 88 mil eleitores não fizeram o cadastro biométrico e estão impedidos de votar nas eleições deste ano. Na mesma escola houve problema com uma urna, solucionado apenas com seu reinício.

O apresentador do Jornal da Ipanema, Paulo Roberto Júnior, informou que há muitas filas, demora, falta de informação, desorganização e irritação na Zona Eleitoral 342, escola Estadual Aggêo Pereira do Amaral; o site do TSE e o aplicativo e-Título estão travados, fora do ar, de modo que os servidores do TRE não conseguem prestar as informações aos eleitores.

Problemas com urnas

Até às 12 hora seis urnas precisaram ser trocadas em Sorocaba, sendo 3 substituídas na Zona Eleitoral 271 e outras três na Zona 343.

Uma urna da seção 61 da Escola Municipal Julica Bierrenbach, pertencente à Zona Eleitoral 342, localizada no Jardim Cruzeiro do Sul, apresentou problema por duas vezes. O grupo aguardou na fila por cerca de uma hora para o conserto do equipamento. O problema já foi solucionado.

width=581
Eleitores aguardam na fila para solução de problema com urna eletrônica na escola Julica Bierrenbach

Santinhos foram vistos em alguns pontos de votação pela cidade. As fotos abaixo foram registradas pelo fotógrafo Julio Salvo, na escola Aggeo Pereira do Amaral, no Jardim Cruzeiro do Sul.

width=1280
Santinhos espalhados em ruas de Sorocaba / Foto: Julio Salvo
width=1280
Foto: Julio Salvo

Ocorrências

De acordo com o coronel do CP-7 (Comando do Policiamento do Interior), que abrange 78 municípios, Antonio Valdir, três ocorrências eleitorais foram registradas até a manhã deste domingo. Um homem foi detido em Ibiúna por boca de urna ao jogar os chamados ‘santinhos’ próximo de locais de votação.

Compartilhe:

Copyright IPA ONLINE. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.