Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba tem programação cultural para comemorar o Dia da Consciência Negra

Postado em: 20/11/2018

Compartilhe esta notícia:

Nesta terça-feira (20), a população vai poder conferir uma programação especial para comemorar o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), com ato ecumênico, Marcha Zumbi & Dandara e a já tradicional Feira Crespa. A iniciativa será realizada pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CMPDCN), com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial da Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid) e da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur).

O Dia da Consciência Negra marca a data da morte de Zumbi dos Palmares (1655-1695), um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares e que morreu defendendo sua comunidade. O local simbolizou a luta dos negros por seus direitos, contra a escravidão. Em Sorocaba, a data foi instituída pela lei municipal nº 8120, de 2 de abril de 2007.

Um ato ecumênico religioso será realizado na Igreja de João de Camargo – a Capela Senhor do Bonfim, no dia 20 de novembro, das 9h às 12h, com a presença de autoridades locais. Vão participar do ato Mam’etu Luijidi, padre João e pastor Marcelo Mota. Realizado pelo Centro Cultural Quilombinho, Capela João de Camargo e Secretaria de Cultura e Turismo, o evento será aberto ao público e contará com comidas tradicionais e também com apresentações artísticas, com Maracatu e Maculelê.

Outra ação será a Marcha Zumbi & Dandara, que terá saída, às 12h30, da Igreja de João de Camargo e chegada na Praça Frei Baraúna. Para a caminhada, foram convidados o Bloco Krucatá, USES (União Sorocabana das Escolas de Samba), mestres capoeiras, integrantes do Fórum Hip Hop e conselhos municipais da Mulher, LGBT, Cultura e Educação.

Já das 13h às 21h30, será realizada a Feira Crespa na Praça Frei Baraúna, que contará com diversas atrações culturais, com música, teatro, dança, sarau e desfile de beleza, além de cerca de 30 barracas que comercializarão produtos artesanais e alimentos de origem africana ou afro-brasileira. Segue abaixo a programação da feira:

13h00 – DJ Nostalgia Black

14h00 – Conexão 015

15h30 – Ponto 3 Samba Rock

16h00 – DJ Nostalgia Black

17h00 – Trança de Teatro

18h00 – Desfile Beleza Afro Kids

18h30 – Zumbalanço

19h30 – Sarau RAPPRETO

20h30 – Firma O Ponto

21h30 – Encerramento

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

SP prepara retomada de visitas no sistema penitenciário após sete meses

Nas redes sociais, Bolsonaro defende vacina obrigatória apenas para cachorro

Malafaia critica possível indicação de desembargador ao STF: ‘Sou aliado, não alienado’

Zoológico de Sorocaba terá programação especial de Natal; animais serão presenteados pelos tratadores

Najila Trindade, que acusou Neymar, passa de vítima de estupro a investigada em SP

Prefeitura realiza "Operação Todos Contra a Covid" na área central de Sorocaba