Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba supera meta de vacinação contra o sarampo em crianças; dia "D" ocorre em novembro

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 26/10/2019

Compartilhe esta notícia:

A Secretaria da Saúde (SES), por meio da Vigilância Epidemiológica, divulgou nesta sexta-feira (25) a 5ª Prévia de vacinação contra o sarampo. De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, a cidade atingiu cobertura vacinal de 95,06% em crianças com 1 ano e 100,11% em crianças entre 6 e 11 meses. A meta exigida pelo Ministério da Saúde é de 95%, com isso, a cidade supera meta exigida pelo Governo Federal aos municípios.

Segundo a SES, até o dia 20 de outubro, 7.149 crianças de 1 ano de idade foram imunizadas. Já em relação às crianças entre 6 e 11 meses de idade, um total de 4.639 receberam a dose da vacina.

Sobre a segunda dose da vacina SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola), que deve ser aplicada em crianças com até 1 ano de idade, Sorocaba atingiu uma cobertura vacinal de 90,37%.

Campanha encerrada às crianças

Nesta sexta-feira (25), a fase da Campanha Contra o Sarampo se encerra às crianças. A partir da próxima terça-feira (29), a vacinação está priorizada para adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade.

A imunização para este grupo ocorre desde o dia 18 de novembro e encerrará no dia 30 do mesmo mês, sábado, com a realização de um novo ‘Dia D’ nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A vacina é a melhor forma de prevenção contra a doença.

Para consultar o endereço e o horário de funcionamento dessas unidades, basta acessar o link –http://saude.sorocaba.sp.gov.br/ .

Número de casos


A Vigilância Epidemiológica Municipal de Sorocaba identificou até o momento 45 casos de sarampo na cidade. O primeiro foi confirmado em maio de 2019. Dentre os confirmados, 26 (57,7%) casos são do sexo masculino e o maior número de casos é na faixa etária de 20 a 34 anos. Todos os casos foram confirmados por exame laboratorial. Os casos estão distribuídos em todas as áreas do município, com maior coeficiente de incidência na regional Leste e Oeste.

A doença

O sarampo é uma doença viral aguda, altamente contagiosa, que começa com febre, tosse, coriza, conjuntivite e manchas no corpo. A transmissão do vírus do sarampo é direta, de pessoa a pessoa, por meio das secreções nasofaríngeas expelidas pelo doente. O período de incubação é de uma a duas semanas.

A principal medida para evitar a introdução e transmissão do vírus do sarampo é a vacinação da população suscetível, aliada a um sistema de vigilância de qualidade e suficientemente sensível para detecção oportuna de qualquer caso suspeito de sarampo.

É de extrema importância que as pessoas que apresentem febre, exantema (manchas vermelhas no corpo) associados a sintomas respiratórios, procurem atendimento médico e sigam as orientações de afastamento do convívio social enquanto estiverem no período de transmissão (6 dias antes do exantema até 4 dias após).

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Homem condenado por matar policial na capital paulista é preso no George Oeterer

Crespo ‘atropelou’ lei para aumentar tarifa de ônibus, acusa vereador

As piores séries de 2018

Irmãos morrem em acidente de moto na Raposo Tavares; Motorista de carro teria feito conversão perigosa

Votorantim divulga edital para processo seletivo de professor de educação básica

Governo diz que nem todos os corpos soterrados serão resgatados em Brumadinho