Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba supera meta de vacinação contra pólio e sarampo; 60 mil doses aplicadas

Postado em: 18/09/2018

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), superou a meta de cobertura vacinal contra a poliomielite e o sarampo na última sexta-feira (14). Atingir 95% de imunização entre as crianças de 1 ano a 4 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) fez parte da missão de trabalho durante a campanha de vacinação contra poliomielite e o sarampo que aconteceu nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e encerrou às 17h do dia 14 de setembro. De acordo com a SES, foram aplicadas 60.013 doses, sendo 30.203 (97,67%) de pólio e 28.975 (96,40%) da tríplice viral SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola).

De forma empenhada para melhorar a porcentagem alcançada, a Prefeitura de Sorocaba realizou três dias “D” em sábados, das 8h às 17h, para as pessoas que tem dificuldade de comparecer nas UBSs durante a semana.

A meta de cobertura vacinal maior ou igual a 95% deve ser alcançada tanto na rotina, quanto nas campanhas. Em Sorocaba, de acordo com a Secretaria do Estado de Saúde, há 30.922 crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, que estão contempladas a receber a imunização.

A secretária da Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, destaca o empenho da Secretaria em superar a meta estipulada pelo Estado. “É uma grande satisfação de saber que trabalhamos empenhados para superar a meta contra pólio e o sarampo. Nossa gestão é focada na saúde e não na doença, prevenir é sempre o melhor caminho”, ressalta a secretária.

A vacina contra o sarampo é a tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. Já contra a poliomielite, ou paralisia infantil, é administrada a vacina oral, em gota. A campanha visou imunizar as crianças que ainda não tomaram a dose ou não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, mantendo assim elevada a cobertura vacinal, para redução dos riscos de reintrodução destas doenças no Brasil.

As ações de vacinação são fundamentais tanto nas ações de rotina como nas campanhas nacionais. O esquema vacinal do Calendário Nacional de Vacinação é composto por três doses da vacina inativada poliomielite (VIP), administradas aos dois, quatro e seis meses, sendo necessários dois reforços com a vacina oral poliomielite (VOP) aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

Apesar do encerramento da campanha nacional, as vacinas continuarão disponíveis nas UBSs. A vacinação durante os dias úteis da semana seguirá o horário de funcionamento de cada UBS que pode ser conferido no link: http://saude.sorocaba.sp.gov.br/destaques/unidades-basicas-de-saude.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorocaba, capital nacional das energias renováveis

Polícia Militar flagra suspeito pilotando moto “dublê” em Sorocaba

Polícia prende cinco pedófilos que compartilhavam pornografia infantil na internet

Jovem de 21 anos morre em acidente na rodovia de Salto de Pirapora

Prefeitura realiza festa com apresentação da ‘Esquadrilha da Fumaça’

Guarda Civil Municipal deteve neste ano 29 pessoas por crimes contra o patrimônio público