Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba reúne 21 prefeitos para debater reflexos da pandemia sobre finanças municipais

Arquivo
Postado em: 13/05/2020

Compartilhe esta notícia:

Vinte e um prefeitos de municípios da Região Administrativa e outros integrantes da Divisão Regional de Sorocaba de Saúde confirmaram presença no encontro marcado para esta quinta-feira no Parque Tecnológico de Sorocaba e que vai debater os impactos da Covid-19 na economia, finanças e orçamento público. A reunião acontece a partir das 9h30, no auditório do PTS (avenida Itavuvu, 11.777, no Jardim Santa Cecília) e foi articulada pela prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho (PSL).

Durante o evento a prefeita Jaqueline fará um relato sobre as deliberações e temas abordados nos primeiros encontros do Conselho Municipalista, colegiado  instituído semana passada pelo governador João Dória. A chefe do Executivo sorocabano Sorocaba é uma das integrantes do grupo de dezesseis municípios do Estado para escolhidos pelo governador para compor o Conselho.

Na reunião com Dória, a prefeita de Sorocaba apresentou a perspectiva negativa do orçamento municipal para 2020. Além da queda no orçamento, que pode comprometer serviços essenciais, a prefeita também demonstrou preocupação em torno dos números de leitos em UTI nas cidades da região.

“Hoje o cenário econômico nos mostra que se tivermos um PIB a menor em 1,8% Sorocaba deve fechar o ano com uma queda de receita da ordem de R$ 278 milhões. Por isso, importante essa retomada, isso sempre fundamentado em parâmetros da Saúde que nos autorize”, destacou a prefeita Jaqueline Coutinho. A prefeita também defendeu a necessidade da retomada gradual, levando-se em conta o cenário de cada cidade ou região. Posição que foi levantada também por outros prefeitos. 

Nesta quinta-feira, o secretário da Fazenda de Sorocaba, economista Fábio Martins, fará uma exposição sobre a situação da economia dos municípios durante e pós-Covid-19. Será apresentada uma análise sobre o cenário atual e os reflexos das medidas de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus no orçamento dos municípios.

“É uma oportunidade para que os municípios troquem informações sobre as suas economias e, também, a chance para que articulemos a força política da nossa Região Metropolitana na busca de ações dos governos estadual e federal em apoio aos municípios”, destacou o secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas da Prefeitura de Sorocaba, Maurício Mota, responsável pela articulação do encontro.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Campanha “Lula Livre” passa por ajuste e quer organizar oposição a Bolsonaro

Homem é preso por tentativa de feminicídio em Sorocaba

SP deve ter feriadão de 6 dias a partir desta quarta para aumentar isolamento

Prefeitura recupera R$ 18,2 mi em Dívida Ativa por meio envio a Cartório de Protesto

Justiça decide por remoção de chimpanzé Black do Zoológico, mas Prefeitura recorre

Governo de SP paga sexta parcela do Merenda em Casa para 46,9 mil estudantes da região de Sorocaba