Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba reúne 21 prefeitos para debater reflexos da pandemia sobre finanças municipais

Arquivo
Postado em: 13/05/2020

Compartilhe esta notícia:

Vinte e um prefeitos de municípios da Região Administrativa e outros integrantes da Divisão Regional de Sorocaba de Saúde confirmaram presença no encontro marcado para esta quinta-feira no Parque Tecnológico de Sorocaba e que vai debater os impactos da Covid-19 na economia, finanças e orçamento público. A reunião acontece a partir das 9h30, no auditório do PTS (avenida Itavuvu, 11.777, no Jardim Santa Cecília) e foi articulada pela prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho (PSL).

Durante o evento a prefeita Jaqueline fará um relato sobre as deliberações e temas abordados nos primeiros encontros do Conselho Municipalista, colegiado  instituído semana passada pelo governador João Dória. A chefe do Executivo sorocabano Sorocaba é uma das integrantes do grupo de dezesseis municípios do Estado para escolhidos pelo governador para compor o Conselho.

Na reunião com Dória, a prefeita de Sorocaba apresentou a perspectiva negativa do orçamento municipal para 2020. Além da queda no orçamento, que pode comprometer serviços essenciais, a prefeita também demonstrou preocupação em torno dos números de leitos em UTI nas cidades da região.

“Hoje o cenário econômico nos mostra que se tivermos um PIB a menor em 1,8% Sorocaba deve fechar o ano com uma queda de receita da ordem de R$ 278 milhões. Por isso, importante essa retomada, isso sempre fundamentado em parâmetros da Saúde que nos autorize”, destacou a prefeita Jaqueline Coutinho. A prefeita também defendeu a necessidade da retomada gradual, levando-se em conta o cenário de cada cidade ou região. Posição que foi levantada também por outros prefeitos. 

Nesta quinta-feira, o secretário da Fazenda de Sorocaba, economista Fábio Martins, fará uma exposição sobre a situação da economia dos municípios durante e pós-Covid-19. Será apresentada uma análise sobre o cenário atual e os reflexos das medidas de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus no orçamento dos municípios.

“É uma oportunidade para que os municípios troquem informações sobre as suas economias e, também, a chance para que articulemos a força política da nossa Região Metropolitana na busca de ações dos governos estadual e federal em apoio aos municípios”, destacou o secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas da Prefeitura de Sorocaba, Maurício Mota, responsável pela articulação do encontro.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

São Paulo reabrirá viaduto da Marginal Pinheiros em março

Marinho Marte é eleito para mesa diretora da Câmara, em vaga deixada por Irineu Toledo

Ludmilla responde comentário homofóbico em foto com namorada

Conclusões das trilogias de Shyamalan e “Como Treinar o seu Dragão” entram em cartaz

Trio é preso em Sorocaba após furtar celulares em Salto de Pirapora

Mais duas estações do sistema de transporte BRT da avenida Itavuvu recebem estrutura metálica