Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba realizará segundo dia “D” contra pólio e sarampo

Postado em: 17/08/2018

Compartilhe esta notícia:

A Secretaria de Saúde (SES) já está realizando os preparativos para o segundo dia “D” da campanha de vacinação contra poliomielite e o sarampo que será realizado neste sábado (18) nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 17h. Cerca de 250 pessoas estão escaladas para trabalharem em prol da saúde. A campanha visa imunizar crianças de 1 a 4 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

De acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal, até às 17h do dia 15 de agosto, foram aplicadas 14.603 (47,23%) doses de pólio e 14.362 (46,45%) da tríplice viral SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola). No primeiro dia “D” da campanha, realizado no dia 4 de agosto, 7.881 doses de pólio e 7.822 da SCR foram aplicadas.

De acordo com a SES, a meta de cobertura vacinal maior ou igual a 95% deverá ser alcançada tanto na rotina, quanto nas campanhas. Em Sorocaba, de acordo com a Secretaria do Estado de Saúde, há 30.922 crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, que estão contempladas a receber a imunização.

A vacina contra o sarampo usada na campanha é a tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. Já contra a poliomielite, ou paralisia infantil, é administrada a vacina oral, em gota. A campanha visa imunizar as crianças que ainda não tomaram a dose ou não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, mantendo assim elevada a cobertura vacinal, para redução dos riscos de reintrodução destas doenças no Brasil.

As ações de vacinação são fundamentais tanto nas ações de rotina como nas campanhas nacionais. O esquema vacinal do Calendário Nacional de Vacinação é composto por três doses da vacina inativada poliomielite (VIP), administradas aos dois, quatro e seis meses, sendo necessários dois reforços com a vacina oral poliomielite (VOP) aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

A campanha vai até o dia 31 de agosto e a vacinação durante os dias úteis da semana seguirá o horário de funcionamento de cada UBS que pode ser conferido no link: http://saude.sorocaba.sp.gov.br/destaques/unidades-basicas-de-saude.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mutirão de Castração de cães e gatos na região da Vila Haro abre inscrição nesta quarta-feira

O Amor do Soldado; acompanhe a coluna semanal de José Simões

Homem é preso por importunação sexual em ônibus em Sorocaba

Duas ambulâncias em Sorocaba estão paradas por falta de seguro, denuncia vereadora Iara Bernardi

Conselho reduz de 21 para 18 anos idade mínima para mudança de sexo

Estado diz haver 4 casos suspeitos de coronavírus em Sorocaba; prefeitura contesta e pede explicações