Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba promove campanha contra a tuberculose até dia 25

Arquivo
Postado em: 18/09/2020

Compartilhe esta notícia:

A Secretaria de Saúde (SES) de Sorocaba promove até o dia 25 a campanha contra a tuberculose. A ação acontece nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nas unidades de urgência e emergência (UPHs, PAs e UPA) e no SAME (Serviço de Atendimento Municipal Especializado).

A campanha tem como objetivo informar a população sobre os sintomas da doença e encorajar as pessoas para que façam o exame de escarro, caso apresentem os sintomas da doença. No ano de 2020, Sorocaba já registrou 102 casos novos da doença. O Estado de São Paulo identifica cerca de 18 mil casos de tuberculose por ano, o que representa o maior número absoluto de casos do Brasil.

É importante lembrar que cerca de 90% dos casos de tuberculose representam a forma pulmonar e, destes, 60% são bacilíferos. Os casos bacilíferos são a principal fonte de disseminação da doença e a descoberta precoce, por meio da busca ativa do sintomático respiratório (SR), é uma importante medida para interromper a cadeia de transmissão, desde que acompanhada pelo tratamento adequado.

Para o indivíduo que está com tosse há mais de três semanas a orientação é procurar imediatamente uma UBS, UPA, PA ou UPH para que ele seja examinado e realize o exame de baciloscopia, mais conhecido como exame de escarro. Depois de 48 horas o paciente tem o resultado. Caso seja positivo, o mesmo é direcionado para o tratamento que é realizado na Policlínica Municipal, por meio do Programa de Controle da Tuberculose.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Saque de auxílio emergencial é liberado para beneficiários do 3º lote

Casal é preso por tráfico de entorpecentes próximo de escola infantil na Zona Norte

Governo vai cobrar Imposto de Renda sobre auxílio emergencial em 2021

Oscar 2019: os esnobados pela Academia

Clínica clandestina que atende dependentes químicos é autuada e notificada na Zona Norte

Saque de auxílio emergencial é liberado para beneficiários do 3º lote