Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba participa do curso de férias on-line `Cada macaco no seu galho´ junto com outras instituições brasileiras

Agência Sorocaba
Postado em: 04/07/2020

Compartilhe esta notícia:

Dezenove instituições brasileiras que trabalham em prol da conservação da natureza e da educação não formal se uniram e vão realizar juntas, até 31 de julho, o curso de férias on-line e gratuito “Cada macaco no seu galho”, que é voltado a crianças e jovens de todo o país. Sorocaba será representada pela Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), por meio do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” e do Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, que terão atividades com o tema “Unidos pela Conservação” nos dias 9 e 10 de julho.

A união de forças para realizar um curso de férias surgiu diante do momento grave de pandemia da Covid-19 que o país enfrenta. A proposta de um projeto on-line aos Zoos e Aquários do Brasil foi feita pela equipe do Zoológico de Bauru. “O momento requer a união dos educadores na criação de ações que realmente sejam significativas na formação das crianças. Assim, lançamos a proposta ao grupo de educadores de Zoos e Aquários do Brasil, no qual 19 instituições aderiram à ideia do Curso, ficamos realmente muito felizes com a união de Zoológicos, Jardim Botânico, Parques, ONGs e Museus”, informa a bióloga do Zoológico de Bauru, Samantha P. L. Bittencourt.

O objetivo do curso é realizar atividades educativas on-line de duas a quatro vezes por semana, com destaque aos primatas, apoiando a Campanha Educativa da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), intitulada “Somos Todos Primatas”.

As equipes de Educação Ambiental do Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” e do Parque da Água Vermelha prepararam para o dia 9 de julho, o quiz “Qual macaco sou eu?”, com o objetivo de apresentar algumas espécies brasileiras de primatas que vivem no zoo e suas características. São eles: sauim-de-coleira, muriqui-do-sul, sagui-do-tufo-preto, macaco-prego-do-peito-amarelo e bugio-preto.

Já no dia 10 de julho, a programação terá a atividade “Que macaco será que fez a coisa?”, que contará com um vídeo investigativo com direito a uma visita ao setor de nutrição do zoo para descobrir curiosidades sobre o macaco-prego e o bugio, como a alimentação desses animais em vida livre e no zoológico, além de destacar a importância das áreas verdes e naturais para a conservação da fauna local.

As instituições participantes são: Parque Zoológico Municipal de Bauru (SP), Parque Ecológico de São Carlos (SP), Instituto de Conservação de Animais Silvestres (SP), FuBá Educação Ambiental (SP), Museu do Dante (SP), Centro de Educação Ambiental do Zoológico Municipal Doutor Belírio Guimarães Brandão de Garça (SP), Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Sorocaba – SP (através do Zoológico de Sorocaba e do Parque Água Vermelha), BioParque do Rio (RJ), Parque de Educação Ambiental Arca de Noah (RJ), Parque Zoobotânico Municipal Doutor Mário Frota (MG), Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (MG), Zoológico Municipal de Curitiba (PR), ONG R3 Animal (SC), Zoo Pomerode (SC), Zoo Botânico de Brusque (SC), Complexo Ambiental Cyro Gevaerd (SC), Zoológico Municipal de Canoas (RS), Prefeitura de Sapucaia do Sul (RS).

Todas as atividades poderão ser conferidas na página do Facebook criada para o curso de férias: www.facebook.com.br/CursodeFériasdeEducaçãoAmbiental.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Coordenadora, gestora, assessora, encarregada: as multifunções de Taty Pólis

Polícia Militar de Sorocaba realiza corrida beneficente para ajudar irmãos com doença rara

Projeto de Diversidade e Inclusão da Padaria Real é apresentado

Vereador tenta anular sessão que aprovou salários da prefeita e vereadores em Sorocaba

Rapaz inconformado com fim de relação mata ex-namorada e ex-cunhada

Eduardo Bolsonaro: ‘será necessário uso da força na Venezuela; Maduro é criminoso’