Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba está entre as cidades com menor isolamento social na região 

Foto: Agência Brasil
Postado em: 20/04/2020

Compartilhe esta notícia:

A pesquisa mais recente sobre isolamento social em cidades do estado de São Paulo revelou que Sorocaba ficou em penúltimo lugar na questão de quarentena entre os munícipios da região. Os dados são referentes ao último sábado (18).


Conforme o Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo, Sorocaba, com 51% de isolamento social, ficou na frente apenas de Itu, última colocada, que registrou 50%. 


O sistema mediu dados ainda de outras 5 cidades da Região Metropolitana de Sorocaba, sendo, numa escala de maior para menor percentual de quarentena: Ibiúna (62%), São Roque (57%), Tatuí (56%), Votorantim (54%) e Itapetininga (53%). A meta do governo é de 70% em todo o estado. No momento, há acesso a dados referentes a 104 cidades maiores de 70 mil habitantes.


Em geral, o estado de SP registrou no último sábado 54% de isolamento social.


A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras. 


O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas.


As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.

 

Casos de coronavírus em Sorocaba


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), registrou um novo óbito confirmado com o novo coronavírus neste domingo (19). Trata-se de um homem de 66 anos com hipertensão. Ele estava internado num hospital público em Sorocaba e faleceu neste domingo.

 

O total de óbitos na cidade com confirmação da doença chegou a 12. Também neste domingo a cidade de Sorocaba contabilizou mais três novos confirmados da Covid-19. Com isso, são 65 casos confirmados na cidade. Deste total, 11 estão internados (seis em UTI) e 42 já se encontram recuperados.


Os casos suspeitos diminuíram neste domingo por conta da quantidade de exames que deram negativo para a doença.

 

A cidade passou de 251 para 216 pessoas que aguardam resultados. Entre todos os suspeitos, 50 estão internados em hospitais da cidade, sendo seis em UTI.

 

Os óbitos em investigação totalizam cinco. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 323.


Casos de coronavírus no estado

O Estado de São Paulo ultrapassou a marca de mil óbitos pelo novo coronavívus, após 32 dias da primeira confirmação de morte pela doença no país. Neste domingo (19), SP acumula 1.015 vítimas fatais da COVID-19. Atualmente, são 5,6 mil pessoas em hospitais em virtude da doença (confirmados e suspeitos), sendo 3.279 em leitos de enfermaria e 2.345 em leitos de UTI.


Quarentena prorrogada


O Governador João Doria anunciou a extensão da quarentena em todos os 645 municípios do Estado de São Paulo até 10 de maio. A medida mantém o fechamento de comércio e serviços não essenciais para reforçar o isolamento social e reduzir a circulação de pessoas ante o crescimento de casos e de mortes pela COVID-19.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasileiros em quarentena seguem sem sintomas do novo coronavírus

Câmara faz sessão extraordinária nesta 5ª pra criar cargo com salário de R$ 19 mil

STF condena deputado bolsonarista a pagar 30 salários mínimos a Jean Wyllys

Bolsonaro diz a empresários nos Emirados Árabes que está "de coração aberto e mãos estendidas"

Vereadora dispara contra vídeo de Jaqueline: "A prefeita está mentindo ou não controla seu próprio governo"

PF de Sorocaba prende dois homens por pornografia infantil durante operação