Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba debate implantação de protocolo de saúde à população LGBT

Postado em: 16/05/2019

Compartilhe esta notícia:

Uma reunião na manhã desta terça-feira (14), no Palácio dos Tropeiros, entre representantes das Secretarias da Cidadania e Participação Popular (Secid) e da Saúde (SES), do Conselho Municipal dos Direitos LGBT (CMDLGBT) e da Associação Transgêneros de Sorocaba (ATS), discutiu a criação de um protocolo na Rede Municipal de Saúde para o atendimento à população LGBT. Para a definição das próximas etapas, está prevista a criação de uma comissão multissetorial, que definirá suas ações paralelamente a uma capacitação de servidores municipais prevista para o segundo semestre.

A criação de um protocolo de atendimento voltado à Saúde nasceu a partir de demandas pela própria população LGBT, em especial, transexuais e travestis. As principais necessidades identificadas foram o desenvolvimento de uma campanha de atenção, prevenção e cuidados com a saúde da população LGBT, a redução dos danos causados pelo uso de silicone industrial e hormonoterapia de forma indevida e um processo permanente de capacitação dos funcionários.

A Coordenadoria de Políticas para a Diversidade Sexual da Secid deve realizar, no segundo semestre, um treinamento sobre diversidade com 750 servidores da Prefeitura que atuam no atendimento à população, em parceria com a Escola de Gestão Pública, da Secretaria de Recursos Humanos (Serh). “É importante ressaltar que o protocolo virá a oficializar o trabalho já desenvolvido em Sorocaba, de forma a cada vez mais desconstruir preconceitos e sensibilizar os profissionais no atendimento a esta parcela da população”, afirma a coordenadora Rogéria Fernandes. Recentemente, a equipe da UBS Escola passou por uma capacitação semelhante, em iniciativa da ATS.

Dia da Cidadania LGBT

Marcando a passagem do Dia Internacional de Combate à LGBTfobia nesta sexta-feira (17), a Secid promove no sábado (18) o Dia da Cidadania LGBT, das 13h às 18h, no Palácio da Cidadania (Avenida Afonso Vergueiro, 1.238, Centro). Haverá palestras e oficinas com informações sobre a emissão de documentos, cuidados e atendimentos de saúde, defesa pessoal e nas áreas Jurídica e de Psicologia.

Para conferir a programação completa, acesse o site cidadania.sorocaba.sp.gov.br e as redes sociais facebook.com/secid.sorocaba ou o perfil @secidsorocaba no Instagram.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Parte do forro da Policlínica de Sorocaba desaba e agendamentos são remanejados

Polícia apreende menor suspeito de organizar massacre em Suzano

Polícia Civil detém homem e apreende meia tonelada de drogas em Itapetininga

Votorantim investiga primeira morte suspeita pelo novo coronavírus

Vereador solicita informações sobre vistoria do Corpo de Bombeiros em escolas

Polícia Civil cumpre mandados de busca e apreensão em endereços do ex-prefeito José Crespo