Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba conta com primeiros quatro ônibus equipados com proteção "anti-covid"

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 26/01/2021

Compartilhe esta notícia:

O sistema de transporte coletivo na cidade de Sorocaba, a partir das 4h30 desta terça-feira (26), passa a contar com a operação de quatro ônibus equipados internamente com proteção antiviral e antibacteriana, inclusive contra a Covid-19. Esses são os primeiros veículos do transporte público de toda a região a contar com essa tecnologia avançada.

 

Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transporte, em parceria de teste com a empresa ChromaLíquido Soluções Tecnológicas. A apresentação dos veículos ocorreu às 17h desta segunda-feira (25), durante ato exclusivo para autoridades e imprensa, no estacionamento frontal do Paço Municipal.

 

A ação contou com a presença do prefeito Rodrigo Manga; do vice-prefeito Fernando Martins da Costa; da presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e primeira-dama de Sorocaba, Sirlange Frate Maganhato; do deputado federal Guiga Peixoto; do presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, Cláudio Sorocaba; dos vereadores João Donizeti, Fausto Peres, Vinicius Aith, Cícero João, Luís Santos e Dylan Dantas; do diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franchim, secretários municipais e so diretor de Relações Institucionais ChromaLíquido, Ricardo Bastos.

 

As linhas que receberão os ônibus antivirais são: 81 – Carandá, 73 – Júlio de Mesquita, 53 – Éden e 82 – São Bento. Bancos, balaústres, corrimãos e catracas dos veículos foram revestidos com o tecido que dá essa proteção especial. O revestimento é produzido com fios de poliamida, combinados com outros compostos químicos que impedem microorganismos de se alojarem nas peças. O material consegue inativar em 99,99% o vírus responsável pela Covid-19, em até 1 minuto, durante permanentemente.

 

“Trata-se de uma parceria com a iniciativa privada, sem custo algum ao município. É mais um passo na guerra contra o coronavírus. A intenção é equipar mais ônibus da frota com essa tecnologia inovadora”, disse o prefeito. “É uma proteção adicional à saúde e à vida. Todos os ônibus, diariamente, já passam por uma completa descontaminação quando saem das garagens. Esse revestimento superavançado garantirá ainda mais confiabilidade no transporte público”, acrescentou o diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franchim.

 

A tecnologia

 

Essa tecnologia de revestimento antiviral foi desenvolvida pela ChromaLíquido, em parceria com a Rhodia. O aditivo aplicado nos fios dos tecidos é produzido com nanotecnologia capaz de romper a camada de gordura do vírus, impedindo que ele se fixe na superfície.

 

“Os tecidos e soluções são indicados para uso profissional, em virtude do efeito permanente da ação antiviral e antibacteriana, resistência a atritos, higienizações e lavagens constantes, como exige o transporte público”, destaca Ricardo Bastos, diretor de Relações Institucionais da ChromaLíquido.

 

A resistência física do produto e a eficiência antibacteriana e antiviral, inclusive, são certificadas pelas áreas e agências técnicas do Governo do Estado, incluindo a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) da USP (Universidade de São Paulo). A tecnologia já está em uso em ônibus nas cidades de Florianópolis, Osasco e na linha da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) que opera entre São Paulo e Carapicuíba.

 

O presidente da Urbes faz questão de destacar que, apesar da adoção de medidas extras para evitar o contágio da Covid-19 no transporte público, os hábitos de higiene pessoal, como o uso de máscara e álcool em gel, são fundamentais no dia a dia para todo munícipe. “A proteção individual ainda é fundamental. Nossas ações, como o revestimento antiviral nos ônibus, a ampliação da frota e dos horários de viagens, são ações complementares”, frisa.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Votorantim registra mais duas mortes por Covid-19; recuperados chegam a 614

Segundo turno consolida onda cinza dominada por sub-partidos do centrão

Terceira idade de Sorocaba está aderindo ao encontro virtual do Clube Ecológico Roda Viva

Brasileiros já pagaram R$ 300 bi em impostos desde o início do ano

Seleção inicia caminhada para Copa do Mundo de 2022

Senador John McCain, herói de guerra e adversário de Obama, morre aos 81 anos