Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sistema de Zona Azul volta a funcionar segunda-feira em Votorantim

Crédito: Jorge Silva
Postado em: 14/11/2019

Compartilhe esta notícia:

O sistema de estacionamento rotativo pago, mais conhecido como Zona Azul, retornará em operação em Votorantim a partir da próxima segunda-feira (18). Um novo decreto editado pelo Executivo municipal, nº 5.773, que será publicado na edição desta quinta-feira (14) no Jornal do Município, regulamenta a lei municipal nº 2.533, de 2017 e promove a readequação das vias, enxugando cerca de 25% das vagas anteriormente demarcadas.

De acordo com o decreto, a cobrança pelo estacionamento incidirá em duas áreas, contempladas pelo atual Plano Diretor do município, denominadas Zona de Comércio Principal (ZCP) e nos principais Corredores de Comércios e Serviços (CCS). A readequação eliminou 590 vias, entre ruas e avenidas da cidade, em relação ao sistema que entrou em operação no último dia 6 de setembro. 

Pelo decreto anterior, foram demarcadas 2.360 vagas, das quais 1.654 eram para veículos de passeio e comerciais leves e 253 para motocicletas e motonetas, com reservas de 5% para idosos e 2% para as pessoas com deficiência. Com a nova regra, a Zona Azul vai compreender 1.770 vagas no total, das quais 1.448 serão para veículos de passeio e 177 pata motocicletas e motonetas. A reserva de 5% também é respeitada para idosos e de 2% para pessoas com deficiência.

Como funciona

Assim como no início, o sistema será operacionalizado pelo consórcio vencedor da licitação para o estacionamento rotativo, o V-Park. A cobrança por um período de uma hora é de R$ 2,00, para veículos de passeio e comerciais leves até 4.000 kg ou até 2 eixos. Já para motocicletas, ciclomotores ou motonetas de qualquer cilindrada, o valor é de R$ 1,00 a hora.

O condutor tem a opção de realizar o cadastro e compra do cartão digital por meio de aplicativo de smartphone, ou, então, adquirir o ticket por meio de monitores que vão transitar o tempo todo pelas vias da Zona Azul e pelas revendas autorizadas nas áreas de estacionamento rotativo, que estarão devidamente identificadas.

Para adquirir as horas de estacionamento de forma online, o motorista deverá realizar o download do aplicativo “Zar Digital - Zona Azul Rápida”, que está disponível nas plataformas App Store e Google Play. Após baixar o app, o usuário deverá inserir seus dados e realizar a aquisição do ticket por meio de cartão de crédito. Depois do cadastro, será possível colocar a geolocalização para identificar e registrar a zona da vaga, bem como informar a placa e o período. Para quem não possui acesso à internet, basta enviar um SMS, para isso é necessário fazer um cadastro prévio pelo site www.zonaazulrapida.com.br e possuir créditos pré-pago.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Advogado de Crespo fala à imprensa: “medida natural”

O melhor da obra de Quentin Tarantino antes da estreia de “Era Uma Vez em… Hollywood”

Sorocabano morre de febre hemorrágica contraída por arenavírus; Ministério da Saúde classifica caso como "grave"

Empresas do transporte urbano de Sorocaba pagam adiantamento salarial e protesto dos trabalhadores está suspenso

Professor de artes marciais acusado de estuprar alunos na região é preso na capital do Maranhão

Manga propõe CPI para apurar denúncias envolvendo secretária e a Casa do Menor