Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Senado pode concluir votação da Pec Paralela à Reforma da Previdência

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Postado em: 16/11/2019

Compartilhe esta notícia:

Karine Melo, repórter da Agência Brasil

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), marcou a votação da Pec Paralela à Reforma da Previdência (PEC133/19) para a próxima terça-feira (19). Entre outros pontos o texto permite a inclusão de estados e municípios na reforma da Previdência. Eles poderão adotar integralmente as mesmas regras aplicáveis ao regime próprio da Previdência Social para os servidores públicos civis da União por meio de lei ordinária.

Além de emendas ao texto principal, os senadores também precisam votar o a Pec em segundo turno. Alcolumbre já adiou a votação duas vezes, a última tentativa, na última terça-feira (12) pela falta de quórum. Sem votos suficientes para aprovar alterações, no texto, a oposição, pediu o adiamento. Alcolumbre quer concluir a votação dos dois turnos na terça. "Se der tudo certo", ponderou. Ele enfatizou que a proposta será o primeiro item da pauta.

O texto-base da PEC Paralela foi aprovado em primeiro turno na semana passada com 56 votos a favor e 11 contra , mas ficaram pendentes de votação quatro destaques de bancadas partidárias referentes a emendas rejeitadas pelo relator Tasso Jereissati (PSDB-CE).

Além de abrir a caminho para inclusão de estados e municípios, o texto estabelece regras diferentes para servidores da área de segurança pública e abre a possibilidade de criação do benefício universal infantil, aprofundando a Seguridade Social para as crianças, o que estava previsto na proposta inicial de reforma da Previdência. A ideia é de que o benefício, que deverá ser criado posteriormente por lei, concentre recursos em famílias mais pobres e na primeira infância.

Se aprovada em dois turnos pelo plenário do Senado, a proposta seguirá para a apreciação da Câmara dos Deputados.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com baixa adesão, Prefeitura pede que pais levem filhos para se vacinar contra a poliomielite

Corpo é encontrado às margens da rodovia Raposo Tavares

As mulheres de Sorocaba fazem história

Vereador cobra construção de creches anunciadas como “conquista do governo”

Os irmãos gêmeos João e Alberto Batista Ferreira - veja o artigo de Vanderlei Testa

Mãe de aluno é uma das responsáveis por ameaçar massacre no Sesi, diz polícia