Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Secretaria de Saúde realizou segundo dia “D” da campanha contra pólio e sarampo

Postado em: 19/08/2018

Compartilhe esta notícia:

Até às 16h de sábado (18) a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), aplicou 3.912 doses de pólio e 3.859 da tríplice viral SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola). O segundo dia “D” da campanha de vacinação contra poliomielite e o sarampo aconteceu nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 17h. Cerca de 250 servidores trabalharam em prol da saúde. A campanha visa imunizar crianças de 1 a 4 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

No primeiro dia “D” da campanha, realizado no dia 4 de agosto, 7.881 doses de pólio e 7.822 da SCR foram aplicadas. De acordo com a SES, a meta de cobertura vacinal maior ou igual a 95% deverá ser alcançada tanto na rotina, quanto nas campanhas. Em Sorocaba, de acordo com a Secretaria do Estado de Saúde, há 30.922 crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, que estão contempladas a receber a imunização.

A vacina contra o sarampo usada na campanha é a tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. Já contra a poliomielite, ou paralisia infantil, é administrada a vacina oral, em gota. A campanha visa imunizar as crianças que ainda não tomaram a dose ou não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, mantendo assim elevada a cobertura vacinal, para redução dos riscos de reintrodução destas doenças no Brasil.

As ações de vacinação são fundamentais tanto nas ações de rotina como nas campanhas nacionais. O esquema vacinal do Calendário Nacional de Vacinação é composto por três doses da vacina inativada poliomielite (VIP), administradas aos dois, quatro e seis meses, sendo necessários dois reforços com a vacina oral poliomielite (VOP) aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

A campanha vai até o dia 31 de agosto e a vacinação durante os dias úteis da semana seguirá o horário de funcionamento de cada UBS que pode ser conferido no link: http://saude.sorocaba.sp.gov.br/destaques/unidades-basicas-de-saude. O balanço oficial do segundo dia de vacinação será divulgado na próxima segunda-feira (20).

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Três hotéis estão habilitados a receber idosos encaminhados pela Prefeitura; diária será de R$ 200,00

Morre a cantora Vanusa, que ficou popular na TV com sua união de beleza e talento

Dono da Localiza é escolhido secretário de privatizações do governo Bolsonaro

Vídeo mostra momento de assalto em casa lotérica de Votorantim

Atordoado, Bolsonaro tenta reagir no momento mais frágil do seu mandato

Olavo de Carvalho tem 15 dias para pagar R$ 2,9 mi a Caetano Veloso, diz Justiça