Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Secretaria de Saúde realiza 2º ação de combate às hepatites no Poupatempo

Postado em: 25/07/2019

Compartilhe esta notícia:

No próximo sábado (27) a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), realiza a 2º ação de combate às hepatites virais. Será oferecido testes rápidos à população para diagnosticar as hepatites B e C. O evento tem como missão conscientizar e sensibilizar as pessoas sobre a importância da prevenção contra essas doenças e ocorrerá das 9h às 13h Poupatempo, situado na Rua Leopoldo Machado, 525, Centro.

De acordo com a SES, a primeira ação realizada no Poupatempo, no dia 13 de julho, atingiu um total de 344 testes e um caso de hepatite C foi diagnosticado através do trabalho intensificado das equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O foco dessas duas ações é oferecer testagem às pessoas que não conseguem comparecer nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e CTA de segunda a sexta-feira. Por isso a escolha do sábado. Além disso, o Poupatempo é um local onde circula muita gente e de fácil acesso, por estar localizado ao lado do terminal São Paulo.

Os testes rápidos são simples. É coletado sangue da ponta do dedo e o resultado fica pronto entre 15 e 20 minutos, servindo para diagnosticar os casos de hepatites B e C. Caso algum paciente seja positivo para hepatite B ou C, o mesmo será imediatamente agendado para iniciar seus tratamentos no CTA/SAME, situado à rua Manoel Lopes, 220, na Vila Hortência, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

Segundo a coordenadora do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), Helena Solla, a intenção é levar conhecimento à população através de informações sobre esse agravo pouco abordado no cotidiano. “O enfoque da campanha neste ano é ofertar o exame da Hepatite C para as pessoas que ainda não tinham se testado, especialmente aos homens maiores de 40 anos, explica Helena.

A secretária da Saúde, Kely Schettini, ressalta a importância de ações como essas realizadas em prol da população em Sorocaba. “É nossa segunda edição no Poupatempo. Além disso, nossas UBSs também promoveram uma semana da Campanha Julho Amarelo para intensificar a conscientização e prevenir estas doenças”, pontua.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Quem é de direita toma cloroquina, quem é de esquerda, Tubaína, diz Bolsonaro

Vereador cobra prestação de contas de assessora de Brasília que recebe R$ 11 mil

Vigilância Sanitária interdita indústria de fabricação de suplementos alimentares

Homem é preso após atirar com ‘caneta revólver’

Vice-presidente sanciona lei que fixa prazo de trinta dias para diagnóstico de câncer pelo SUS

Mapa mostra onde estão casos de coronavírus em Sorocaba