Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Saae instala últimos macromedidores e interrompe abastecimento

Agência Sorocaba
Postado em: 03/05/2020

Compartilhe esta notícia:

A série de instalações de macromedidores prevista para a primeira etapa da ação integrante do programa de controle de perdas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba será concluída na terça-feira (05/05), quando a autarquia implanta os dois últimos aparelhos, de um total de dezenove programados.

O trabalho, que está programado para ocorrer das 8h às 13h, na região do bairro Campolim, e vai incluir também a instalação de uma válvula reguladora de pressão, exigirá a interrupção momentânea do abastecimento de água enquanto a intervenção estiver sendo realizada, incluindo o próprio Campolim e mais os bairros Portal da Colina e Elton Ville e os jardins Pagliato, Santa Fé, Judith, São Carlos e Emília.

De acordo com a programação estabelecida, serão três frentes de trabalho atuando simultaneamente, instalando um macromedidor na esquina das avenidas Caribe e Antônio Carlos Cômitre; um macromedidor na rua Ana Carmela Jurado Ferro, próximo à esquina com a rua Ivan Samuel Bortolini; e uma válvula reguladora na esquina da avenida Antônio Carlos Cômitre com a rua Luís Pessuti.

A orientação aos moradores dessa região é para que mantenham os reservatórios (caixas d’água) dos seus imóveis com capacidade máxima na véspera da paralisação programada e façam uso da água com a máxima economia, para que transtornos sejam evitados.

Assim que o trabalho de instalação dos macromedidores e válvula reguladora de pressão estiver finalizado, as redes de distribuição interrompidas para essa intervenção serão novamente colocadas em carga e a partir de então o abastecimento começará a ser retomado.

Objetivos

De acordo com o diretor-geral da autarquia, engenheiro Mauri Gião Pongitor, nesta primeira etapa desta ação os macromedidores estão sendo instalados nas zonas Sul (Campolim), Oeste (Central Parque, Conjunto Habitacional “Júlio de Mesquita Filho” e Wanel Ville) e Leste (Éden), incluindo as Estações de Tratamento de Água (ETAs) Cerrado e Éden; os Centros de Distribuição (CDs) Central Parque, Campolim e Sorocaba 1; e redes de distribuição dessas regiões.

Com a instalação dos macromedidores, a autarquia terá condições de registrar o volume exato de água distribuído a partir das ETAs, CDs e redes de distribuição, permitindo confrontar com o volume medido nos hidrômetros dos imóveis de cada região ou bairro e a partir de então delimitar os locais com fugas de água (vazamentos) e fraudes/violações existentes e eliminá-las.

Por sua vez, as válvulas reguladoras de pressão, que também serão instaladas num total de dezenove nessa primeira etapa, terão a função de estabilizar as pressões nas redes de distribuição e desta forma minimizar as ocorrências de vazamentos, que a exemplo dos macromedidores contribuirão para a diminuição dos índices de perdas de água em Sorocaba.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

PAT orienta população sobre página falsa nas redes sociais

Com Covid-19, Bolsonaro passeia de moto e conversa sem máscara com garis no Alvorada

Estados Unidos devem proibir viajantes do Brasil por causa de pandemia

Papa Francisco e Bento 16 tomam primeira dose de vacina contra o coronavírus

Manga pretende processar Governo Estadual por crise de leitos covid

O Amor do Soldado estreia no Teatro Escola Mario Pérsico