Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Saae finaliza implantação de mais uma válvula reguladora

Agência Sorocaba
Postado em: 25/06/2020

Compartilhe esta notícia:

Dando prosseguimento ao seu programa de combate às perdas no sistema de distribuição da cidade, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba concluiu às 10h30h desta quinta-feira (25) a instalação de mais uma válvula reguladora de pressão, implantada na esquina da avenida Antônio Carlos Cômitre com a rua Euclydes de Moura, no bairro Campolim. A previsão inicial era a de que o trabalho se estendesse até as 12h30.

Com essa intervenção, a autarquia chegou a onze VRPs implantadas, de um total de dezenove programadas. De acordo com o diretor-geral do Saae/Sorocaba, engenheiro Mauri Gião Pongitor, “as válvulas reguladoras estão sendo instaladas em regiões onde detectamos ocorrências de vazamentos acima da média considerada normal, devido às pressões elevadas nas redes de distribuição, e com a implantação das VRPs essa situação será regularizada, contribuindo para a diminuição dos índices de perdas no sistema”.

Essa ação integra a segunda etapa do programa de redução de perdas da autarquia. Na primeira fase, já concluída, ocorreu a instalação de dezenove macromedidores, que são hidrômetros destinados a registrar grandes volumes de água.

Com esses equipamentos, implantados nas saídas das Estações de Tratamento de Água e dos Centros de Distribuição, além de redes de distribuição, será possível medir o volume exato de água distribuído em determinada região ou bairro, para que seja confrontado com o volume medido nos hidrômetros instalados nos imóveis, o que possibilitará a delimitação das áreas em que estão ocorrendo fugas (vazamentos), fraudes e furtos no sistema, para que então sejam corrigidos e eliminados.

Na intervenção desta quinta-feira, que teve início às 7h30, houve a necessidade de interromper o abastecimento de água no próprio Campolim e no Portal da Colina, jardins Judith, Emília, Isaura, Santa Fé e Ângelo Vial, que tiveram a retomada da distribuição de água logo após a conclusão do trabalho.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prefeito, secretários e vereadores têm reajuste de 4,58% em Votorantim

Criança de 5 anos morre após ser atropelada durante perseguição policial

DEM confirma Dr. Leandro como candidato a prefeito de Sorocaba

Sindicato dos Servidores Municipais aponta contradições na terceirização da educação

Com curso inédito, Fatecs abrem inscrições para Vestibular do 2º semestre

USP lança testes que ampliam capacidade de diagnóstico de COVID-19