Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Saae faz desassoreamento nas bacias de contenção do Campolim

Agência Sorocaba
Postado em: 03/11/2020

Compartilhe esta notícia:

As bacias de contenção do bairro Campolim estão recebendo limpeza e desassoreamento pelo Departamento de Drenagem do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, para que o sistema permaneça preservado e em condições de funcionamento pleno nos períodos de fortes chuvas.

Implantado pela autarquia no final dos anos 1990, o sistema de contenção e drenagem de águas de chuva eliminou os grandes alagamentos que até então eram registrados naquela região. Num total de quatro, as bacias têm a função de comportar as águas pluviais por um determinado período, até que atinjam os extravasores, quando então são escoadas gradativamente por um dispositivo de drenagem, evitando assim enchentes de ruas e avenidas do bairro.

Na semana passada, o trabalho ficou concentrado na bacia de contenção localizada no Parque Kasato Maru, no cruzamento das avenidas Antônio Carlos Cômitre e Washington Luiz, e com a sua conclusão o local retomou o seu visual de origem e a sua plena capacidade de contenção, após a remoção dos bancos de areia até então existentes e o mato que se formou sobre eles.

Nesta semana, a autarquia está intervindo na primeira das três bacias existentes no parque “Carlos Alberto de Souza”, no final da avenida Domingos Júlio, proximidades da rodovia Raposo Tavares.

O trabalho, que vem sendo executado com a utilização de uma máquina escavadeira hidráulica de braço longo, consiste na retirada do sedimento que ficou depositado no fundo da bacia de contenção, cujo material vem sendo transportado por três caminhões e depositado em aterro apropriado, além de remoção de mato e todo tipo de lixo que é carreado em dias de chuva, principalmente garrafas pet em grande quantidade.

A previsão do Saae/Sorocaba é de que esse trabalho seja concluído até o final desta semana, visto que as outras duas bacias do parque encontram-se preservadas e não vão precisar dessa intervenção.

RDC Água Vermelha

Para a próxima semana a autarquia está programando o início do trabalho de limpeza e desassoreamento da bacia de contenção 1 do Reservatório de Detenção de Cheias do córrego Água Vermelha, localizada no cruzamento das avenidas Washington Luiz e Américo de Carvalho.

aterro apropriado, além de remoção de mato e todo tipo de lixo que é carreado em dias de chuva, principalmente garrafas pet em grande quantidade.

A previsão do Saae/Sorocaba é de que esse trabalho seja concluído até o final desta semana, visto que as outras duas bacias do parque encontram-se preservadas e não vão precisar dessa intervenção.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Versão live-action de “O Rei Leão” chega aos cinemas apostando em nostalgia

Empresária de 44 anos é morta a facadas pelo marido; criminoso foi preso

Marquise desaba nos Jardins, em SP, e deixa um morto e um ferido

Perspectivas 2020: disputa traz indefinição para impeachment de Trump

Governo avalia autorizar congelamento do salário mínimo

WhatsApp bloqueia canais do PT após envio de mensagens ‘em massa’