Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Rodízio começa nesta 5ª feira nas regiões do Éden, Cajuru e de Aparecidinha

Agência Sorocaba
Postado em: 16/09/2020

Compartilhe esta notícia:

Para preservar e reequilibrar os mananciais e evitar uma situação de desabastecimento generalizado, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba dá início nesta quinta-feira (17) ao rodízio na distribuição de água, envolvendo os bairros das regiões do Éden, Cajuru, Aparecidinha e Zona Industrial, no sistema de 12 horas seguidas com abastecimento e 12 horas sem.

Considerando as características de cada região, o rodízio ficou definido e começa da seguinte forma: os bairros das regiões do Éden/Zona Industrial e Aparecidinha permanecerão abastecidos das 6h às 18h, enquanto que o Cajuru vai receber água no período das 18h às 6h do dia seguinte, e assim consecutivamente, dia a dia, mantendo-se as regiões e os seus respectivos horários.

A implantação do sistema de rodízio ocorreu como decisão da diretoria e corpo técnico da autarquia, diante do alto consumo de água que vem sendo verificado na região envolvida, e na cidade como um todo, com picos que chegam a 50% acima da média considerada normal, e principalmente devido ao atual quadro do sistema Castelinho/Ferraz, cujas represas apresentam índice de 15% de sua capacidade total, considerado preocupante.

Desta forma, a autarquia verificou que se não forem tomadas ações neste momento, os dois mananciais correm o risco de chegar a um ponto crítico, impossibilitando a captação, visto que não há previsão, pelo menos em curto prazo, de precipitações em volume significativo, que permitam a recuperação.

Características

Em virtude do bairro do Éden possuir característica comercial maior, quando comparada à região do Cajuru, ficou determinado que o abastecimento dos bairros que compõem essa região será realizado no período diurno, e a região do bairro Cajuru será abastecida no período noturno. A região do bairro Aparecidinha, que inclui o Jardim Ouro Branco, será abastecida no período diurno, devido às condições operacionais, bem como pela especial condição de existir nesta região o Centro de Detenção Provisória, a Penitenciária de Sorocaba e a Fundação Casa.

Desta forma, as regiões serão atendidas da seguinte forma, a partir desta quinta-feira (17) :

• Região do Éden/Zona Industrial: abastecida das 6h às 18h; interrupção das 18h às 6h;

• Região do Cajuru: abastecida das 18h às 6h; interrupção das 6h às 18h;

• Região de Aparecidinha: abastecida das 6h às 18h; interrupção das 18h às 6h.

Está definido também que será garantido o abastecimento, por meios regulares ou alternativos (caminhões-tanque), dos usuários que prestam serviços essenciais, tais como hospitais, maternidades, unidades de saúde, unidades do sistema prisional, creches, escolas, Corpo de Bombeiros etc., e para tanto a autarquia possui uma listagem destes clientes.

A autarquia esclarece ainda que, considerando as características topográficas das regiões e as particularidades do sistema de distribuição, é possível que o período de estabilização do sistema após a retomada do abastecimento se prolongue, principalmente nas partes mais altas.

Reavaliações semanais

Após cada ciclo de sete dias, a direção e corpo técnico do Saae/Sorocaba se reunirá novamente, para avaliar e discutir os resultados do rodízio e definirá pela sua continuidade ou não, bem como pela manutenção ou alteração dos períodos de abastecimento e interrupção.

Quando da normalização dos níveis dos mananciais, detectada pelo monitoramento diário dos mesmos, e com a previsão da ocorrência de precipitações significativas, que tragam segurança ao sistema de abastecimento de água, a autarquia deliberará pelo fim do sistema de rodízio e posteriormente pelo encerramento do plano de racionamento.

O corpo diretivo e de técnicos e engenheiros do Saae/Sorocaba estima que com a realização deste sistema de rodízio no abastecimento haja uma redução significativa do volume captado nos mananciais Ferraz/Castelinho, em torno de 70%, permitindo a operacionalização da distribuição de água de uma forma que não exista falta de água o tempo todo.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Secretaria de Saúde de Sorocaba "esconde mais de 20 servidores com coronavírus", acusa sindicato

PAT orienta população sobre página falsa nas redes sociais

Estado de SP terá emissão de novo RG; documento passou por reformulação

Justiça condena proprietários de clínica de reabilitação em Sorocaba por crime de tortura

Policlínica realiza força-tarefa para atender consultas dermatológicas

Governo quer coibir pirataria em comércio eletrônico