Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Psicanálise transforma vidas ao promover auxílio à superação de conflitos e sofrimentos

Foto: reprodução/internet
Postado em: 19/06/2020

Compartilhe esta notícia:

Formar psicanalistas capacitados para o mercado e promover o conhecimento psicanalítico no aprimoramento dos atendimentos é o objetivo da Anep (Associação Nacional de Estudos Psicanalíticos), a primeira escola de Psicanálise de Sorocaba, que em 2020 completa 12 anos de atividades.

Em resumo, o curso voltado à área de Psicanálise (Teoria Psicanalítica) visa a formação de profissionais para atendimento de valorização do ser humano, ajudando-o a adquirir maior qualidade de vida, bem-estar, maturidade emocional, a superar conflitos e também a motivá-lo a desenvolver suas potencialidades.

 

O Ipa Online conversou com a diretora da Anep, Márcia Frati*, que revelou mais a respeito da importância da profissão como um meio de transformação social. "O objetivo do profissional psicanalista é o de trazer ao consciente do seu paciente os conteúdos que foram vivenciados e não assimilados durante a vida e que no momento trazem sofrimento à essa pessoa. Quando de posse do conhecimento que estava até então "guardado a 7 chaves" no inconsciente, o paciente inicia um processo de elaboração daquilo que o faz sofrer e mudando sua maneira de ser". 

Ainda além, o curso é transformador também para o aluno em si. "Durante o processo de aprendizagem da Teoria Psicanalítica, não tem como não trazer para si e sua vivência os conceitos introduzidos por Freud e isto produz uma autoanálise e consequentemente um processo de maturação emocional. De posse dos conhecimentos teóricos, da autoanálise, começamos a assumir nossa responsabilidade pelos conteúdos emocionais que expressamos no nosso comportamento no dia a dia", completa a diretora.


* Assista a entrevista de Márcia Frati na Jovem Pan Sorocaba no fim desta reportagem

 

Sorteio de bolsas de estudo

 

A Anep (Associação Nacional de Estudos Psicanalíticos) sorteará, por meio da Jovem Pan Sorocaba, duas bolsas, sendo uma 100% e a segunda 50%, para interessados em fazer o curso de Psicanálise. 

 

O sorteio ocorrerá em 3 de julho e os ganhadores serão anunciados no Jornal da Manhã, que vai ao ar das 7 horas às 9 horas. 

 

A 42ª turma a ser formada começará dia 9 de julho e as aulas ocorrerão todas as quintas-feiras, a partir das 19h30, sendo no mês de início online e, após, a intenção é que o curso volte a ser presencial. 


Para participar do sorteio, basta enviar nome completo e R.G e dizer que deseja participar do sorteio para o WhatsApp (15) 9 9196-3032. 

O curso de Formação em Psicanálise possui 1.420 horas, ou seja, 28 meses. 


No final do curso será emitido o diploma com o grau de psicanalista, registrado em cartório.

 

Sobre a Anep

 

Hoje, informa a diretora da Associação, a Anep conta em seu quadro 28 professores, os quais todos são formados em Psicanálise e com especialização para a didática da Psicanálise e seus fundamentos pela Anep. "Temos orgulho de ter os melhores profissionais tanto na sala de aula e nos consultórios, e todos formados pela Anep", destaca.

 

Márcia frisa também que a Anep foi a primeira escola de Psicanálise de Sorocaba. Em 2020, a Associação completa 12 anos desde que iniciou as atividades no município. "Somos a única escola da região que certifica como pós-graduação o curso de Psicanálise", finaliza.

 

Atualmente, a Anep já formou mais de 500 analistas e atendeu a mais de 4,6 mil pacientes. 

A Anep visa formar psicanalistas capacitados para o mercado e promover o conhecimento psicanalítico no aprimoramento dos atendimentos.

A Associação foi fundada em 25 de Abril de 2005 e tem o intuito de congregar psicanalistas, divulgar a Psicanálise e seus estudos. 

Além do curso, a Anep oferece grupos de estudos e atividades para o congraçamento dos alunos e profissionais, com clínica social voltada para quem necessita de terapia.

Saiba mais pelo site http://www.psicanaliseanep.com.br/v1/anep/ ou pelo WhatsApp (15) 9 9196-3032. 

 

Assista a entrevista de Márcia Frati, diretora da Anep, na Jovem Pan Sorocaba

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Vereadores devem repercutir caso do choque no PA do Laranjeiras nesta 3ª

PM descobre desmanche ilegal e apreende peças de caminhões furtados no Quintais do Imperador

Aplicativos de transporte faturam quase o mesmo que o sistema de ônibus

PAT, Banco do Povo e Espaço Empreendedor retomam atendimento presencial

Após Crespo viajar para a Espanha, secretário anuncia estar na França

Segunda etapa do Enem será aplicada neste domingo