Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Procon Sorocaba divulga balanço final da Black Friday 2019

Postado em: 30/11/2019

Compartilhe esta notícia:

 

O Procon Sorocaba realizou nesta sexta-feira (29) o balanço final da Operação Black Friday. O balanço ocorre, anualmente, após o término da operação com o intuito de verificar possíveis práticas abusivas nos preços dos produtos ofertados com desconto. A operação ocorreu simultaneamente em duas modalidades: monitoramento e diligência.

 

Na primeira modalidade houve a pesquisa de preço de 40 produtos em 6 lojas virtuais e 13 lojas físicas, semanalmente, desde o dia 16 de outubro. Já na segunda, diligências, realizadas nesta quinta e sexta-feira (28 e 29), não contou só com a fiscalização nas lojas físicas monitoradas, mas, em outros estabelecimentos comerciais, totalizando 20 lojas.

 

Após a realização dos procedimentos, verificou-se que nos itens monitorados ocorreram descontos na faixa de 10% a 35%. Quanto aos demais itens, os possíveis aumentos foram em pequena proporção, não prejudicando as ofertas.

 

Do total de estabelecimentos fiscalizados, 3 foram autuados por deixar de informar o preço para pagamento à vista e ofertar produtos com desconto sem, no entanto, informar os valores já calculados, o que configura inadequação de informação de preço.

 

Nas empresas monitoradas não se verificou aumento nos preços, a chamada “maquiagem” de preços, pois houve descontos levando-se em conta o maior valor do período pesquisado desde 16 de outubro e o valor anunciado nesta data.

 

De acordo com o superintendente do Procon Sorocaba, Carlos Rocco Jr. “isso demonstra que o trabalho de orientação ao fornecedor, que vem sendo feito pelo Procon Sorocaba desde o ano passado, está surtindo efeito. Além do que uma fiscalização mais efetiva e atuante traz segurança ao consumidor e coíbe possíveis irregularidades”.

 

O Procon Sorocaba está localizado na Av. Antonio Carlos Comitre, altura do nº 331, Campolim, e nas Casas do Cidadão (Ipanema, Nogueira Padilha e Paço Municipal). As denúncias podem ser registradas pelo aplicativo Procon Sorocaba, pelo site procon.sorocaba.sp.gov.br, pessoalmente junto a uma de nossas unidades, através no telefone 151 ou junto a Central de Atendimento no site da Prefeitura de Sorocaba.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Campolim terá abastecimento de água interrompido para a instalação de macromedidor

Suspeito de tráfico de drogas morre alvejado pela Polícia Militar na Zona Oeste

Bombeiros trabalham para conter chamas de incêndio em fábrica de pneus

Crespo volta atrás, refaz decreto e abraça motoristas de aplicativos e táxi

Vídeo de ursos em penhasco gera debate sobre uso de drones na natureza

OAB de SP quer facilitar a liberação de 25 mil presos no estado por conta da Covid-19