Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Procon Sorocaba divulga balanço final da Black Friday 2019

Postado em: 30/11/2019

Compartilhe esta notícia:

 

O Procon Sorocaba realizou nesta sexta-feira (29) o balanço final da Operação Black Friday. O balanço ocorre, anualmente, após o término da operação com o intuito de verificar possíveis práticas abusivas nos preços dos produtos ofertados com desconto. A operação ocorreu simultaneamente em duas modalidades: monitoramento e diligência.

 

Na primeira modalidade houve a pesquisa de preço de 40 produtos em 6 lojas virtuais e 13 lojas físicas, semanalmente, desde o dia 16 de outubro. Já na segunda, diligências, realizadas nesta quinta e sexta-feira (28 e 29), não contou só com a fiscalização nas lojas físicas monitoradas, mas, em outros estabelecimentos comerciais, totalizando 20 lojas.

 

Após a realização dos procedimentos, verificou-se que nos itens monitorados ocorreram descontos na faixa de 10% a 35%. Quanto aos demais itens, os possíveis aumentos foram em pequena proporção, não prejudicando as ofertas.

 

Do total de estabelecimentos fiscalizados, 3 foram autuados por deixar de informar o preço para pagamento à vista e ofertar produtos com desconto sem, no entanto, informar os valores já calculados, o que configura inadequação de informação de preço.

 

Nas empresas monitoradas não se verificou aumento nos preços, a chamada “maquiagem” de preços, pois houve descontos levando-se em conta o maior valor do período pesquisado desde 16 de outubro e o valor anunciado nesta data.

 

De acordo com o superintendente do Procon Sorocaba, Carlos Rocco Jr. “isso demonstra que o trabalho de orientação ao fornecedor, que vem sendo feito pelo Procon Sorocaba desde o ano passado, está surtindo efeito. Além do que uma fiscalização mais efetiva e atuante traz segurança ao consumidor e coíbe possíveis irregularidades”.

 

O Procon Sorocaba está localizado na Av. Antonio Carlos Comitre, altura do nº 331, Campolim, e nas Casas do Cidadão (Ipanema, Nogueira Padilha e Paço Municipal). As denúncias podem ser registradas pelo aplicativo Procon Sorocaba, pelo site procon.sorocaba.sp.gov.br, pessoalmente junto a uma de nossas unidades, através no telefone 151 ou junto a Central de Atendimento no site da Prefeitura de Sorocaba.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Motorista capota carro e trânsito fica lento na avenida Izoraida Marques Peres

Coaf: R$ 2,5 mi em conta de marido de jornalista que vazou conversas de Moro

Carro usado por suspeitos de matar funcionário de conveniência é encontrado na Zona Norte

Chargista atacado por coronel deputado do PSL diz que já criticou presidentes Dilma, Lula, Collor e FHC

Casal é baleado perto da Raposo; uma das vítimas foi jogada no rio Sorocaba

Vigilância Sanitária interdita clinica de reabilitação no Éden