Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Procon e Urbes dão dicas no momento de contratar serviço de transporte escolar

Agência Sorocaba
Postado em: 11/01/2020

Compartilhe esta notícia:

Com a rotina corrida, levar as crianças e adolescentes para a escola, pode se tornar uma preocupação a mais para os pais ou responsáveis. Para solucionar o problema, uma das opções encontradas é a contratação de um serviço de transporte escolar. Porém, a escolha desse tipo de serviço precisa de uma atenção especial.

Pensando nisso, o Procon Sorocaba e a Urbes trazem orientações sobre os cuidados necessários para a contratação de um serviço de boa qualidade.

Antes de tudo, é importante verificar se tanto o veículo quanto o motorista estão credenciados na prefeitura e possuem alvará da Urbes e selo no para-brisa vigente, esses documentos são obtidos após vistoria veicular feita em parceria com o Detran Sorocaba, garantindo assim, que o condutor é cadastrado na Urbes e possui capacitação para a condução do veículo, atendendo os requisitos de segurança. Ele também deve apresentar certificado de treinamento para transporte de crianças com deficiência e mobilidade reduzida.

Além disso, o transporte escolar – que pode ser feito por profissionais autônomos, empresas ou escolas – deve ser credenciado no estabelecimento de ensino. Caso a escola tenha um transporte próprio ou convênio com algum motorista ou empresa, ele deve ser optativo.

Antes de contratar

– Antes de fechar negócio, busque recomendações. Pode ser tanto com pessoas que já utilizam o serviço ou até mesmo por meio do sindicato dos transportadores ou o Detran. A Urbes também disponibiliza o aplicativo “Urbes Escolar”, onde é possível pesquisar as vans escolares regulamentadas no município

– Observe como o motorista recepciona as crianças na porta da escola

– Analise as condições do veículo na questão da segurança, higiene e conforto

– Certifique-se de que o veículo tenha cinto de segurança para todos os ocupantes e do limite de abertura das janelas (não devem abrir mais de 10 centímetros)

– Verifique se há outro adulto, além do condutor, fazendo o acompanhamento das crianças

– Cheque como é feita a cobrança dos serviços (anual, mensal, cobrança no período de férias, etc) e pergunte se o serviço pode ser realizado fora dos meses letivos (caso o aluno fique em recuperação, por exemplo)

– Negocie! Questione se há descontos caso tenha mais de uma criança saindo do mesmo endereço, no caso de irmãos

– Solicite o contato do condutor e/ou do acompanhante, se houver, para uma eventual necessidade de contato durante o percurso

No ato da contratação

Ao ler o contrato, é preciso verificar se todas as informações do serviço estão contidas no documento.

De acordo com o superintendente do Procon Sorocaba, Carlos Rocco Jr., é preciso constar no contrato, por escrito, tudo o que foi combinado entre as partes “principalmente a identificação e o telefone, bem como as condições gerais do contrato, o período de vigência, horário e endereço de saída e chegada, valor do serviço, data e forma de pagamento, índice e forma de reajuste, percentual de multas e encargos por atraso no pagamento e condições para rescisão antecipada”, enumerou.

Rocco destaca também que a possibilidade de desconto proporcional no preço do serviço caso o aluno falte, é algo a ser combinado “mas se houver algum problema com o condutor ou com o veículo, o serviço deverá ser prestado por meio de outra condução ou motorista, seguindo as mesmas normas de segurança”, finalizou.

Serviço

Caso o cidadão tenha algum problema nas relações de consumo, o Procon Sorocaba recebe denúncias por meio do site: http://procon.sorocaba.sp.gov.br/denuncia/ , pelo aplicativo “Procon Sorocaba”, pelo telefone 151 ou presencialmente na sede administrativa e unidades da Casa do Cidadão nos endereços e horários listados neste link: http://procon.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/

Já para orientações em relação a pesquisa dos condutores, o contato da Urbes é pelo telefone (15) 3331.5000 ou pelo site: https://www.urbes.com.br/fale-conosco . A pesquisa também pode ser feita baixando o aplicativo “Urbes Escolar”, de forma gratuita.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorocaba registra 1.799 casos confirmados da Covid-19

Dupla é presa suspeita de cometer diversos roubos em cidades da região

Agências da Caixa abrem duas horas mais cedo a partir de amanhã

Bandidos obrigam motorista de retroescavadeira a arrombar cofre de posto

Menino torturado é analfabeto, usuário de crack e filho de mãe alcoólatra

Veículo fica destruído após pegar fogo em avenida da Zona Norte; não houve feridos