Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Primeiro dia das campanhas de ‘pólio’ e multivacinação tem procura pequena

Agência Sorocaba
Postado em: 05/10/2020

Compartilhe esta notícia:

O primeiro dia das campanhas contra a poliomielite e de multivacinação teve pouca procura na maioria das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nesta segunda-feira (5). Do total de 32 UBSs, apenas as unidades Barão e Fiori tiveram uma alta procura. As campanhas vão até o dia 30 de outubro e a aplicação ocorre das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

O grupo alvo da vacinação contra a poliomielite são crianças a partir de um ano até menores de cinco anos (estimativa de 31.256 crianças). Já na multivacinação, serão atendidas as crianças e adolescentes com até 14 anos, 11 meses e 29 dias (estimativa de 98.198 entre crianças e adolescentes).

Responsabilidade dos pais

Francisco Augusto levou seu filho Davi, de oito anos, para se vacinar na UBS Maria do Carmo após ver a divulgação das campanhas nas redes sociais da Prefeitura de Sorocaba. “Vi pelo Facebook e já trouxe o meu filho para se vacinar. Ao verificarem a carteira de vacinação dele, confirmaram que a situação vacinal do Davi está em dia e não precisará tomar nenhuma dose nesse momento. O que vale é cumprir minha responsabilidade como pai, trazer ele até a unidade e me certificar se está tudo certo com a carteirinha”, destaca o pai.

Segundo a supervisora de imunização da SES, Ane Pontes Gomes, “os pais e responsáveis são importantes nas campanhas no processo de controle dessas doenças. Os pais devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças e adolescentes, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro”, alerta.

Entre as vacinas disponíveis na campanha estão a BCG, de prevenção contra a tuberculose; Pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B; Rotavírus humano, contra a diarreia; Pneumocócica 10, que protege contra a pneumonia, meningite e otite; Meningocócica C e ACWY, contra meningites; Tríplice viral, que previne contra sarampo, caxumba e rubéola; Antivaricela; Vacina HPV, que evita tipos de câncer em jovens; Hepatite A e Febre Amarela.

‘Dia D’

Haverá o ‘Dia D’ de vacinação no dia 17 de outubro (sábado) das 8h às 17h nas UBSs. A ação tem como objetivo reduzir o risco da reintrodução do poliovírus e promover acesso às vacinas. Outra intenção é a atualização da situação vacinal e aumentar as coberturas vacinais. Além de diminuir a incidência das doenças.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Não existe confiança 100%, afirma Bolsonaro sobre Moro

Fenil dimetil… E a gota milagrosa da vida

Endividamento e inadimplência do consumidor têm alta em agosto

Lojistas de carros em Sorocaba se reúnem para protestar contra aumento do ICMS

TSE aprova envio de forças federais para sete estados

Filme da saga “Millennium” e cinebiografia do apresentador Chacrinha estreiam na região