Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Primeiras vigas do novo viaduto da Av. J.J. Lacerda já foram içadas; obra custará R$ 10 milhões

Agência Sorocaba
Postado em: 15/12/2020

Compartilhe esta notícia:

O trabalho de içamento das vigas do novo viaduto da Avenida José Joaquim de Lacerda, na Zona Norte, prossegue nesta terça-feira (15) com o deslocamento dos itens previsto a partir das 19h, partindo da área do antigo Matadouro, na Rua Paes de Linhares, no Jardim Brasilândia, até o canteiro de obras. O içamento das vigas segue o cronograma da construtora responsável pela obra e fiscalizado pela Prefeitura de Sorocaba, com apoio da Urbes – Trânsito e Transportes e da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Serpo). Na sequência, as vigas começam a ser levantadas para serem sustentadas pelos pilares.

Por conta de toda essa operação, algumas vias do trajeto de deslocamento dos materiais e do entorno da obra terão interferências no trânsito. São elas: Avenida José Joaquim Lacerda com Rua Geraldo Palombo terá fechamento total de trânsito e a Rua Hermelino Matarazzo terá a faixa da direita interrompida. Já a Avenida Ipanema estará totalmente liberada ao tráfego desta vez.

Agentes de trânsito da Urbes acompanharão toda a operação, que deve acontecer por toda a noite, chegando perto do amanhecer. Vale destacar que tanto os veículos como também os pedestres e os ciclistas que passam pelo local das obras devem redobrar os cuidados nesse deslocamento, especialmente respeitando as leis de trânsito e as orientações dos amarelinhos, que visam preservar a segurança de todos.

Sobre o içamento

As vigas de 15 metros pesam 35 toneladas cada e as de 30 metros têm seu peso estimado em 55 toneladas. Os guindastes que serão usados para o içamento das vigas têm capacidade de carga de 250 toneladas. Na operação estarão envolvidos quatro guindastes: Dois no canteiro de obras pra o içamento até as colunas e outros dois que serão responsáveis pela colocação das vigas nas carretas que transportarão as peças até a obra.

Sobre o novo viaduto da Av. J.J. Lacerda

A implantação do viaduto, projetado para proporcionar a ligação direta entre as avenidas Ipanema e J.J. Lacerda vai reduzir em até 60% o volume de veículos na interseção, que hoje é disciplinado por semáforos. Com o viaduto pronto haverá maior fluidez do trânsito naquela região.

A obra do viaduto JJ Lacerda/Avenida Ipanema faz parte do complexo viário Franco Montoro, que faz rede com o eixo Norte/Sul do sistema BRT Sorocaba, uma região que registra a circulação de mais de 80% das linhas do transporte coletivo da cidade. Por ali passam mais de 2,8 mil veículos por hora.  Está orçada em mais de R$ 10 milhões, com financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina — anteriormente, Corporação Andina de Fomento (CAF). A previsão de término é março de 2021.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Operação prende duas pessoas, apreende cigarros e porções de drogas em Salto

Vereador manifesta repúdio contra decisão do STF que libera o sacrifício de animais em cultos

Caixa paga hoje penúltima parcela do auxílio emergencial

Itália: vírus foi causa direta de 89% das mortes por covid-19

Chefe da Secom de Bolsonaro propõe à Comissão de Ética da Presidência transferir empresa para a mulher

Vereadora propõe cotas raciais no serviço público municipal em Sorocaba