Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura recebe mais 26,5 mil testes covid e intensifica testagem na população

Agência Sorocaba
Postado em: 03/08/2020

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba recebeu nesta segunda-feira (3) mais 26,5 mil testes rápidos Covid. Os dispositivos foram fornecidos pelo Instituto Butatan e serão utilizados para testar pacientes sintomáticos a partir do sétimo dia de sintomas, intensificando o trabalho de monitoramento da doença na cidade.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde de Sorocaba (SES), o objetivo dos testes rápidos é mensurar o número de indivíduos com síndrome gripal infectados pelo novo coronavírus e saber como se comporta a doença na cidade. O teste rápido é um modelo de triagem, não um teste confirmatório. Ele pode indicar se a pessoa está infectada ou não, ou recuperada da infecção.

Em Sorocaba, os pacientes a partir do sétimo dia de sintomas podem procurar uma das unidades de saúde da rede municipal, seja Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Urgência e Emergência (UPH, UPA e PA). O suspeito da doença terá seu sangue coletado e enviado para o laboratório municipal, responsável pela testagem. O resultado sai em até 24 horas.

Uma das cidades que mais testa

Sorocaba é uma das cidades da região que mais testa pacientes. Até o momento, um total de 27.491 testes rápidos já foram feitos pela Prefeitura de Sorocaba. Isso representa uma média de 40,46 testes por mil habitantes. Com a aquisição desses 26,5 mil testes e feitas essas testagens, o município poderá alcançar a média de 79,47 testes por mil habitantes. De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Sorocaba possui 679.378 habitantes.

A prefeita Jaqueline Coutinho considera que, além do elevado número de testagem, a cidade também apresenta um dos menores índices de letalidade. “Temos nos esforçado para oferecer uma assistência de qualidade aos acometidos pela Covid-19. Nossa letalidade hoje é de 2,36%, uma das menores entre grandes cidades como São Paulo e Campinas, e também da Região Metropolitana de Sorocaba”, ressalta.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Votorantim registra mais 16 casos de Covid-19

Homem é preso pela GCM por descumprir medida protetiva na Zona Norte

Justiça eleitoral determina que Rodrigo Manga retire material de campanha espalhado pela cidade

Novo Hospital Regional de Sorocaba terá palestra sobre como evitar a síndrome da fraqueza muscular adquirida na UTI

Liberação do FGTS deverá criar 2,9 milhões de empregos em dez anos, diz governo

Saae vai iniciar rodízio de água nesta quinta-feira em bairros de Sorocaba