Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura realiza ‘Operação Narguilé’ em 20 estabelecimentos

Postado em: 08/06/2019

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, através da Secretaria de Políticas Sobre Drogas (Sepod), realizou na tarde desta sexta-feira (7) a Operação Narguilé. O objetivo foi orientar os comerciantes e garantir o cumprimento da Lei Municipal nº 11.708, que proíbe a venda, oferta, fornecimento ou entrega do narguilé, seus componentes estruturais e diferentes apresentações de essências contendo ou não nicotina, fumo e carvão, aos menores de 18 anos em Sorocaba.

A operação também contou com a participação das secretarias da Saúde (SES) e Segurança e Defesa Civil (Sesdec), por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), Fiscalização e Vigilância em Saúde.

Através de 5 equipes, foram visitados 20 estabelecimentos no entorno do Centro, em que foram fixados cartazes informativos referentes ao cumprimento da Lei Municipal nº 11.708. A concentração aconteceu na Praça Cel. Fernando Prestes.

A operação ocorreu nas ruas Professor Toledo, Dr. Waldomiro Amaral, 15 de Novembro, Brigadeiro Tobias, Penha, Francisco Scarpa, Comendador Nicolau Scarpa, Padre Luiz, Sete de Setembro, Voluntários da Pátria, Santa Rosália e Hermelino Matarazzo, além das avenidas Afonso Vergueiro, General Carneiro, São Paulo e Brasil.

De acordo com o guarda civil e chefe de divisão da Sepod, Alexandre Gabriel Vieira, a Operação Narguilé deve ocorrer em todos os locais que comercializam o produto na cidade, além de conscientizar profissionais da área da saúde e educação, assim como alunos das escolas municipais. “Nossa maior preocupação é informar a sociedade, especialmente os jovens, sobre o narguilé e os danos causados”, explicou.

O Narguilé é uma espécie de cachimbo de água utilizado para fumar tabaco aromatizado. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a fumaça do narguilé possui o dobro da quantidade de nicotina, além de 10 a 30 vezes mais monóxido de carbono que a fumaça do cigarro comum. O uso pode causar o aumento da incidência de infarto, problemas pulmonares, disfunção erétil e vários tipos de câncer.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Primeira Turma do STF solta dois homens flagrados com maconha

Câmara pagou voos de filho de Bolsonaro para treinos de tiro

Shopping Cidade Sorocaba recebe Banda da Polícia Militar

Guarda Civil Municipal detém ladrão após colidir carro no muro

Crespo muda secretariado e anuncia PM e delegado de polícia no primeiro escalão

Governo de SP anuncia reforma e pacote de investimentos para a Polícia Civil