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Paço quer gastar mais de R$ 1,5 mi para gerenciar ‘crises de imagem’ de Crespo

Postado em: 28/01/2019

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Lincoln Salazar

A Prefeitura de Sorocaba abriu um novo processo licitatório para a contratação de uma empresa especializada em assessoria de imprensa, função semelhante à realizada pela Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom). O processo tem valor estimado de R$ 1.565.400,00 e está previsto para ser aberto no dia 21 de fevereiro. Na justificativa da contratação, a própria Secom afirma que a cidade “tem a necessidade de comunicar-se melhor com públicos externos” e que a forma “mais eficiente de assegurar essa comunicação é por meio de reportagens publicadas nos principais meios de comunicação do Estado e do país”. Ela também prevê o gerenciamento de “crises de imagem” do Governo do prefeito José Crespo e até “intervenções em redes sociais”.

Na descrição detalhada dos serviços previstos na licitação, a Secretaria de Comunicação destaca que uma das funções da empresa será uma consultoria de gerenciamento de risco à imagem da Prefeitura, por meio de trabalho de prevenção ou identificação prévia de “eventuais incidentes que podem ser objetos de reportagens negativas sobre a cidade, bem como gerenciamento posterior de crises registradas pela mídia”. Também merece destaque que o material prevê “atendimento destacado para os jornalistas de fora do município”.

Um dos objetivos da Licitação, publicada no dia 12 de dezembro no Jornal Município de Sorocaba, segundo a Secretaria de Comunicação, é propiciar aos funcionários da pasta e às autoridades da prefeitura o “aprimoramento no relacionamento com profissionais dos grandes veículos de comunicação”. O intuito é manter a “boa imagem institucional da cidade, bem como divulgar programas e projetos”. De acordo com o documento, assinado pelo titular da pasta, Eloy de Oliveira, outro objetivo é “divulgar as principais características positivas da cidade”, em nível regional e nacional.

Curiosamente, a publicação ocorreu dois dias antes da ratificação licitação milionária da pasta para Serviços de Publicidade, no valor de R$ 20 milhões. A empresa contratada é a “Estação Primeira da Propaganda”, de razão social Dgentil Propaganda Ltda., e a publicação da contratação foi feita na edição de 14 de dezembro de 2018 da imprensa oficial do município.

Para a Concorrência Pública 009/2018, com valor estimado de R$ 1.565.400,00 para 12 meses de serviço, a prefeitura prevê, entre outros serviços, uma consultoria e gerenciamento de crises de imagem, produção de análise diária de mídia, “media trainings” para as autoridades, elaboração de estratégias em assessoria de imprensa externa, nos âmbitos estadual e nacional, monitoramento e intervenções em redes sociais, além de ser responsável pela “atuação estratégica e tática nas redes sociais”.

A empresa que vencer a licitação deverá prestar serviços por 1.515 horas/mês, dedicando destas 150 horas para monitoramento de redes sociais, 15 horas para desenvolvimento de plano interno de comunicação, voltado para a mídia externa e até blogueiros ou youtubers, além de outras atividades.

Homenagem a youtubers e palestras

Coincidentemente, a mesma Secretaria de Comunicação promoverá no dia 13 de fevereiro uma homenagem a youtubers e “influenciadores digitais” no Parque Tecnológico de Sorocaba. Na última semana, vídeos desses influenciadores foram divulgados nas redes sociais da Prefeitura, em que eles agradecem a homenagem e também o “Governo do prefeito Crespo”. Outras ações foram duas palestras de férias no Centro de Referência em Educação, também na semana passada, com jornalistas da Secom, abordando os temas “Aprenda a usar as redes sociais para o seu sucesso pessoal” e “técnicas de comunicação eficaz baseadas no telejornalismo”.

A Secretaria de Comunicação pede ainda no termo de referência da Concorrência que as empresas proponentes ofereçam uma equipe mínima com um Coordenador, dois assessores de imprensa, dois assessores de comunicação dois fotógrafos, um profissional de apoio e um social media, que é um especialista em redes sociais.

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