Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura pode solicitar apoio da Rota e do Baep para reforçar a segurança no Vitória Régia

Foto: Divulgação/Secretaria de Comunicação
Postado em: 20/01/2020

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba oficializou na manhã desta segunda-feira (20) às polícias Militar e Civil o pedido de intensificação das ações de segurança, em conjunto com a Guarda Civil Municipal (GCM), na região do Parque Vitória Régia, inclusive com apoio do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) e o Grupo Armado de Repressão a Roubo e Assalto (Garra), assim com a Força Tática da PM e a Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), se necessário.

 

O bairro Vitória Régia foi o local onde na tarde e noite de domingo houve o registro de ataques criminosos por parte de um grupo de moradores que resultaram em dois ônibus do transporte coletivo urbano da empresa Consor e dois caminhões, um da frota do Saae e outro de empresa terceirizada, incendiados. Um veículo particular também foi incendiado.

 

Em paralelo, a Corregedoria da GCM e a Controladoria Geral do Município (CGM) irão apurar a informação de que um jovem de 18 anos, que foi encontrado morto no rio Sorocaba no domingo, tivesse sido supostamente abordado por GCMs na noite da sexta-feira (17). A GCM informa que não chegou a haver a abordagem, pois o homem teria fugido em direção a um matagal que margeia o rio Sorocaba, num trecho que corta o bairro.

 

O anúncio dos encaminhamentos foi feito na manhã desta segunda-feira pela prefeita Jaqueline Coutinho (sem partido) durante entrevista coletiva realizada em seu gabinete no 6.º andar do Palácio dos Tropeiros, sede da Prefeita de Sorocaba.

 

De acordo com a chefe do Executivo, os atos de vandalismo registrados se constituem numa ação criminosa sob o mérito de uma manifestação e que toda a população daquela região acabou sendo prejudicada, além dos prejuízos e danos causados aos serviços públicos que superam os R$ 300 mil. “É plenamente cabível qualquer manifestação, mas dentro dos limites da lei. O Poder Público jamais ficará refém de atos de vandalismo e criminalidade”, disse a prefeita, que completou: “Estamos oficializando as polícias Militar e Civil, assim como a Corregedoria da GCM e a Controladoria Geral para que investiguem todos os fatos e cheguem aos responsáveis.  Estou solicitando às polícias Civil e Militar para que intensifiquem as ações de segurança naquela região, inclusive com apoio do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) e o Grupo Armado de Repressão a Roubo e Assalto (Garra), assim com a Força Tática da PM e a Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), caso isso seja entendido como necessário”.

 

O secretário de Segurança Urbana, Marcos Mariano, informou que os GCMs envolvidos na suposta abordagem de sexta-feira já prestaram depoimento informal ao comando.  De acordo com o secretário, com base em informações prestadas pelos guardas, os GCMs faziam patrulhamento numa área de mata próxima ao rio Sorocaba e encontraram um grupo de jovens e estes quando viram a aproximação da viatura teriam corrido para o matagal. “É um local comum de tráfico de drogas. Importante salientar que os guardas não tiveram nenhum tipo de contato físico com o rapaz e não se sabe ainda sequer se o rapaz encontrado morto no domingo é a mesma pessoa que seria abordada pelos GCMs, caso não tivesse se embrenhado no mato que margeia o rio. Tudo isso ainda é objeto de investigação”, disse o secretário de Segurança Urbana.

 

Já o diretor-presidente da Urbes, Sérgio Pires, informou que as linhas Paineiras, Laranjeiras, São Guilherme, Santa Esmeralda, Vitória Régia, Sorocaba Park, Jardim Imperatriz, Itavuvu e Habiteto cumpriam seus itinerários normalmente desde as 9h30 desta manhã, mas os ônibus continuam sendo escoltados para garantir a segurança dos motoristas e passageiros.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Número de acionamento do Botão do Pânico quadruplica nos últimos sete meses

Prefeitura atrasa repasse e deixa Santa Casa à beira do colapso; UPA do Éden sente mesmo efeito

Inscrição para Mutirão de Castração na região do Lopes de Oliveira tem início nesta 4ª

Romu apreende 6,5 mil maços de cigarro contrabandeados no Parque São Bento

Polícia Militar de Sorocaba realiza corrida beneficente para ajudar irmãos com doença rara

Dois secretários municipais deixam pastas após Jaqueline assumir governo