Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura irá apresentar sistema BRT a lojistas da Zona Norte na próxima quinta

Postado em: 24/03/2019

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba anunciou que irá apresentar o BRT a lojistas da Zona Norte. Os comerciantes foram convidados para participar de uma plenária no Shopping Cidade, na quinta-feira (28), às 10h.

“Escolhemos os comerciantes da região que já convivem com as obras de implantação. Vão tirar dúvidas sobre a atual fase e saberão o quanto vai melhorar o cotidiano de quem opta pelo ônibus”, declara o secretário de Mobilidade e Acessibilidade da Prefeitura e presidente da Urbes – Trânsito e Transporte, Luiz Alberto Fioravante.

O prefeito José Crespo anunciou as obras para a implementação do sistema de transporte há seis meses. De acordo com a prefeitura, “do centro da cidade à avenida Itavuvu em pouco minutos, com temperatura agradável regulada por ar condicionado, internet wi-fi para uso livre, tomadas para recarregar os celulares em modernos e confortáveis ônibus coletivos trafegando em caminhos exclusivos, ou seja, sem carros ou outros veículos que possam atrapalhar ou atrasar as viagens. BRT é sinônimo de agilidade nos deslocamentos”.

A plenária será realizada pela URBES, com as colaborações da Associação Comercial de Sorocaba, que auxiliou na convocação dos comerciantes da região, da União Cultural e Esportiva Nipo-brasileira de Sorocaba – UCENS, que cedeu os equipamentos para o espaço cedido pelo Shopping Cidade, que receberá os comerciantes da região, prestadores de serviços e cidadãos também interessados.

O BRT

O Sistema BRT vai transformar a realidade do transporte público em todas as regiões da cidade: leste, oeste, norte, sul e central. A principal característica do Sistema BRT é o deslocamento por corredores com toda a infraestrutura que garanta viagens com regularidade, ou seja, em velocidade constante e sem paradas ou esperas desnecessárias. Até mesmo os semáforos são equipados com sensores para priorizar a preferência ao tráfego dos ônibus. A sigla BRT é a abreviação do termo em inglês Bus Rapid Transit, que significa justamente ônibus de trânsito rápido.

O conforto aos passageiros é outra particularidade do sistema. Os passageiros aguardam os ônibus em modernas estações no canteiro central das avenidas. As estações são fechadas, em formato tubular, garantindo proteção da chuva, sol e vento. Também estão no mesmo nível do piso dos ônibus, ou seja, não é preciso subir degraus embarcar ou descer para desembarcar nos ônibus. E como o pagamento das tarifas é feito para ingressar nas estações ou terminais, o acesso e a acomodação ao interior dos ônibus também são mais fáceis e ágeis.

A implantação do Sistema BRT é desenvolvida, coordenada e fiscalizada pela Secretaria da Mobilidade e Acessibilidade da Prefeitura de Sorocaba. A instalação e posteriormente a operação é feita pelo Consórcio BRT Sorocaba, e com o início do funcionamento a fiscalização será da Urbes – Trânsito e Transportes. A implantação iniciou em setembro de 2018 com o início da retirada e adequações de postes e redes de distribuição de energia elétrica e de água, as chamadas interferências. Neste momento os trabalhos estão concentrados na avenida Itavuvu, que faz parte do corredor Vitória Régia – Terminal Santo Antônio.

O corredor Vitória Régia até o Terminal Santo Antônio tem 5,5 quilômetros de extensão e dez estações de embarque e desembarque de passageiros e o terminal no bairro Vitória Régia, na avenida Antônio Saladino. O corredor estrutural H. Matarazzo terá 1,9 km e cinco abrigos. O corredor estrutural Comendador Oeterer terá 1,7km e seis abrigos.

No restante da cidade, corredor estrutural Centro vai ligar o Terminal São Paulo ao Terminal Santo Antônio, com 17 abrigos. O corredor estrutural sul terá 4 km e 28 abrigos. No corredor estrutural leste serão 5,9 km e 28 abrigos. O corredor BRT Ipanema terá 6,2 km, um terminal BRT, nove estações BRT e uma estação de integração. O corredor estrutural General Osório terá 2,2 km e 13 abrigos e o corredor BRT Oeste terá cinco quilômetros de extensão, um terminal BRT, nove estações BRT e uma estação de integração.

O sistema BRT vai operar com 125 ônibus novos, sendo 41 articulados com capacidade para 141 passageiros; 11 padrons especiais, com capacidade para 96 passageiros e 73 padrons, com capacidade para 82 passageiros. Os ônibus terão portas em ambos os lados.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bandidos que atacaram agência bancária em Araçoiaba são presos enquanto dormiam

Começam as inscrições para mais de 300 vagas em cursos gratuitos na Fundec

PF deflagra operação em Sorocaba para encontrar informantes de quadrilha

Mais de 1,5 milhão de estudantes já visualizaram resultados do Enem

Após soltura de Lula, presidente Jair Bolsonaro adota o silêncio, e Planalto se divide

Manutenção em rede de esgoto interdita rua no Parque das Laranjeiras nesta sexta-feira