Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura firma parceria com Sebrae para criar o maior programa de qualificação empreendedora

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 23/02/2021

Compartilhe esta notícia:

Com o objetivo de retomar o crescimento da economia na cidade e incentivar o empreendedorismo, a Prefeitura de Sorocaba estabeleceu uma parceria com o Sebrae para criar o maior programa de qualificação empreendedora do município. A novidade foi anunciada na tarde desta segunda-feira (22), pelo prefeito Rodrigo Manga, em seu gabinete.

A reunião contou com a presença do diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Guilherme Campos; do gerente regional do Sebrae Sorocaba, Alexandre Martins; do vereador Péricles Régis, além dos secretários municipais Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas); Robson Coivo (Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda); Marcio Carrara (Educação); Clayton Lustosa (Cidadania) e Fausto Bossolo (Administração). Também participaram da reunião membros da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Nomeado como “Plano de 100 Dias”, o projeto é um pacote de programas que trazem ações de políticas públicas empreendedoras para o desenvolvimento local. São três pilares de atividades baseados na estratégia de alavancar as vendas dos negócios locais para a Prefeitura de Sorocaba e capacitar em massa pessoas que recorrem ao empreendedorismo como alternativa de obtenção de emprego e renda, além de ampliar a educação empreendedora nas escolas.
Com a estratégia de utilizar o impacto das compras públicas, o objetivo do plano é apoiar os gestores municipais a alavancarem o acesso dos pequenos negócios ao mercado governamental. De acordo com a legislação vigente, os municípios e consórcios intermunicipais podem implementar políticas que estabeleçam regimes preferenciais previstos em lei, garantindo a participação das micro e pequenas empresas de forma simplificada e prioritária nas diferentes modalidades de compras públicas, como as concorrências e os pregões.

O “Plano de 100 Dias” contempla também atividades de capacitação técnica e de gestão, por meio do programa Empreenda Rápido, parceria do Sebrae-SP com o Governo do Estado. Nele, pessoas físicas, MEIs (Microempreendedores Individuais), MEs (Microempresas) e EPPs (Empresas de Pequeno Porte) podem se inscrever em cursos técnicos ministrados pelo Senac e Senai ou de gestão com o próprio Sebrae. Os concluintes ainda têm acesso a novos mercados e podem solicitar crédito orientado e facilitado.

O plano visa, ainda, fortalecer a pauta de Sorocaba para a educação empreendedora, por meio da apresentação dos programas de apoio do Sebrae, como o “Jovens Empreendedores: Primeiros Passos (JEPP)”, “Crescendo e Empreendendo” e “Vai Lá e Faz”. O propósito é, oportunamente, inscrever o tema por norma (lei ou decreto) em todas as etapas da educação local, transformando as iniciativas em políticas permanentes.

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, comenta que a parceria é inédita com o Sebrae e beneficiará toda a população, com esse pacote de programas. “Será a maior capacitação profissional da história da cidade de Sorocaba. Além disso, nossas crianças já aprenderão empreendedorismo na escola. Tudo isso será feito sem custos ao cofre público”, destaca o chefe do Poder Executivo.

Para o gerente regional do Sebrae Sorocaba, Alexandre Martins, a parceria promoverá a inclusão produtiva, que é um elemento essencial neste momento em que a economia sofre com a pandemia. “As pessoas precisam desse apoio para que possam ter renda neste difícil momento. Outro importante fator é que, com as crianças aprendendo o empreendedorismo desde cedo, nossa economia terá um futuro promissor”, explica.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Casos confirmados da Covid-19 sobem para 577 em Sorocaba

Anitta critica Bolsonaro e sugere que governo não está `governando para todo mundo´

Quadrilha armada invade casa, rende família e rouba R$ 16 mil das vítimas

Procurador Geral da República pede que STF suspenda inquérito que apura fake news

PAT orienta população sobre página falsa nas redes sociais

Prefeitura de Sorocaba lança WhatsApp para receber denúncias e sugestões