Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura de Sorocaba divulga balanço de serviços públicos durante Greve Geral

Postado em: 14/06/2019

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba divulga, por meio desta nota, o Boletim nº 1, referente ao balanço sobre atendimentos dos serviços públicos e os impactos causados pela chamada greve geral, que ocorre nesta sexta-feira (14), em nível nacional:

Saúde

A Secretaria da Saúde (SES) informa que todos os serviços do município estão funcionando nesta sexta-feira (14). As 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizam normalmente os agendamentos com clínicos gerais, generalistas, pediatras, ginecologistas e dentistas. Além de serviços como vacina, dispensação de medicamentos, entre outros.

A Policlínica Municipal de Especialidades “Edward Maluf” que dispõe de 42 especialidades médicas para atender a população, está realizando todas as consultas agendadas e os programas de pré-natal de alto risco, recém-nascido de alto risco, tuberculose, hanseníase e ambulatório de feridas e pé diabético, e o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), prestam a assistência normalmente.

Para os casos de urgência e emergência, Sorocaba permanece normal com as seguintes unidades que funcionam 24 horas: as Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) Norte, Leste e Oeste; o Pronto Atendimentos (PA) Laranjeiras e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Éden. Os PAs São Guilherme e Brigadeiro Tobias funcionam todos os dias das 19h às 7h e também estarão normalizados nesta sexta-feira. O SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também está normal.

O SAME (Serviço de Assistência Municipal Especializada)/CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), local onde a população pode se testar para identificar as infecções sexualmente transmissíveis e iniciar o tratamento, funciona normalmente. Os oito CAPSs (Centros de Atenção Psicossocial) situados na cidade não estão afetados e estão à disposição de seus usuários. Os Ônibus Azul e Rosa distribuíram senhas de atendimentos nesta sexta-feira (14) e realizam as consultas à população.

De acordo com a SES, caso algum paciente não consiga comparecer à consulta agendada devido à ausência de ônibus do transporte público, o atendimento será reagendado sem prejuízos ao cidadão. Houve apenas algumas faltas pontuais de funcionários que dependem do transporte público e moram em outras cidades, mas não acarretou em desassistência à população. Todos os serviços de saúde trabalham normalmente nesta sexta-feira.

Educação

A Secretaria de Educação (Sedu) informa que das 160 unidades de ensino da rede pública municipal apenas duas – CEIs -, 22 e 59 – não estão em funcionamento. Essas duas deverão ser abertas e geridas por gestores, funcionando até às 17h. Todas as demais 158 estão abertas e em funcionamento normal. Quanto ao fornecimento de merenda, a Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Nutrição (Seaban) informa que o serviço está normal.

Casas do Cidadão

A Secretaria de Cidadania e Participação Popular (Secid) informa que todas as unidades das Casas do Cidadão funcionam normalmente, inclusive sem o registro de filas nesta manhã.

Saae

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) informa que todos os serviços prestados pela autarquia funcionam normalmente, incluindo atendimentos externos e em suas unidades de atendimento à população.

Coleta de Lixo

A Secretaria de Saneamento (Sesan) informa que a coleta de resíduos sólidos residenciais e industriais, assim como serviços de varrição de ruas e praças, estão afetados pela greve. Todos os veículos estão parados na garagem da CSA. A Sesan pede à população que mantenha sob sua guarda o lixo desse dia, colocando-o nos contentores no próximo dia de coleta regular. A pasta informa ainda que toda a coleta deverá ser regularizada até a próximas segunda-feira.

Urbes

A Urbes – Trânsito e Transportes informa que todos os atendimentos prestados pela empresa funcionam normalmente, incluindo as unidades localizadas no bairro Campolim e da rua Chile, na zona leste, assim como a central de atendimento nas Casas do Cidadão.

Transporte público

A Urbes – Trânsito e Transportes acaba de ser notificada da liminar concedida em processo que ajuizou contra o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviários de Sorocaba e Região determinando 70% da frota circulando nos horários de pico e 50% no restante do dia e em caso de descumprimento, estipulou multa no valor de 5 mil reais por trabalhador que descumprir a decisão judicial. Caso o número de trabalhadores se confirme, o valor da multa a ser aplicada será de aproximadamente 5 milhões.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cavalo cai durante racha com charretes na Raposo Tavares; polícia civil investiga

Outra vez a LINC

Se deu mal: criminoso é preso em flagrante ao tentar furtar residência em Araçoiaba da Serra

Dois bares são notificados durante operação de fiscalização feita pela Prefeitura de Sorocaba

Presidente da Câmara quer informações detalhadas sobre repasses de recursos para a Santa Casa

Ex-presidente Lula é solto após 580 dias preso na Polícia Federal em Curitiba