Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura faz Campanha Educativa de Sensibilização ao Combate às Queimadas

Postado em: 24/05/2019

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), realiza no mês de junho a Campanha de Prevenção às Queimadas. O clima seco do inverno aumenta o risco de queimadas, em razão disso, a campanha tem como objetivo alertar a população sobre os problemas provocados pelo fogo e diminuir o número de focos de incêndio na cidade. A Campanha conta também com o apoio do Corpo de Bombeiros de Sorocaba.

As queimadas trazem danos à saúde e ao meio ambiente, pois a fumaça e a fuligem podem provocar doenças respiratórias graves, comprometendo, principalmente quem sofre de asma e de bronquite. Outro risco está na queima ilegal de lixo, quando são lançados na atmosfera, os compostos tóxicos que podem provocar severas irritações às vias respiratórias. Além disso, a queima de qualquer material combustível produz o gás carbônico, que é principal responsável pelas alterações climáticas do planeta, ocasionando fragilidade na atmosfera.

Para sensibilizar a comunidade, a Sema realizará diversas ações educativas para evitar às queimadas e destacar os malefícios ambientais que são ocasionados pelo fogo. A abertura da campanha será na segunda-feira (03) na Sede da Sema, com apresentação da Brigada de Incêndios, mas as ações vão começar no dia 19 de junho com levantamento dos bairros com maiores incidências ou focos de queimadas.

“Todos nós temos o dever de abraçar esta causa socioambiental. Temos que dar um basta neste tipo de atitude criminosa que algumas pessoas insistem em ter no nosso município”, comenta o secretário da Sema, Jessé Loures. “O futuro ambiental da nossa cidade e das futuras gerações exigem comprometimento da sociedade civil, poder público e iniciativa privada. Denunciem!”, complementa o secretário.

Previna-se

A população também pode ajudar fazendo a sua parte. Para denunciar uma ocorrência de queimada, os munícipes podem ligar para o telefone 193 dos Bombeiros ou 153 da Guarda Civil Municipal. Além de orientar parentes, amigos e vizinhos sobre os problemas das queimadas.

Como evitar

Algumas ações são necessárias para evitar que a queimada não aconteça, um exemplo é não jogar bituca de cigarro em locais inadequados; não colocar fogo em lixos, entulhos ou folhas secas e não acender fogueiras.

A sede da Sema fica na Rua Santa Maria, 197 – Vila Hortência e atende pelo telefone: (15) 3233-0561.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

‘Ministério da Educação não deveria existir’, diz Olavo de Carvalho; assista entrevista à Jovem Pan

Homem de 38 anos leva bala à queima-roupa e morre executado na porta de casa

Temer se apresenta à Polícia Federal em São Paulo após decisão da Justiça

Prefeitura implantará dispositivo para travessia segura de pessoas com mobilidade reduzida

Caixa paga nesta terça-feira abono salarial para nascidos em setembro

Adolescente que agia como "homem pateta" em Sorocaba tem apenas 12 anos, revela delegado