Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura de Sorocaba anuncia mais 55 leitos Covid e aguarda reclassificação de fase no Plano SP

Foto: Divulgação/Secom
Postado em: 25/01/2021

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba apresentou o resultado da reunião da Comissão Especial da Região Metropolitana com o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi, ocorrida pela manhã, na capital paulista. Sorocaba e região aguardam, entre esta quarta e sexta-feira (29), a reclassificação de fase no Plano São Paulo, ou seja, o retorno à fase laranja com flexibilizações. Também foram anunciados mais 55 leitos Covid para atender Sorocaba e região.

 

“Saímos vitoriosos dessa reunião em São Paulo. Apresentamos documentações que mostram que Sorocaba pode retornar à fase Laranja do Plano São Paulo, com muita responsabilidade. O secretário de Estado e sua equipe vão analisar esse material e aguardamos por uma decisão positiva ainda nesta semana. Valeu a mobilização dos prefeitos da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Do contrário, teríamos que esperar por mais 15 dias, no mínimo, data prevista pelo Estado para nova atualização do Plano”, disse o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos).

 

A classificação de cada região, pelo Plano São Paulo, ocorre com base no índice de ocupação de leitos. “O Estado tomou por base dados de terça-feira (19), mas não computou, na mesma semana, a ampliação de 10 leitos Covid no Hospital Regional “Adib Domingos Jatene” e de mais cinco que abrimos na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Zona leste, no sábado (23), o que habilita Sorocaba e região à reclassificação”, explicou o secretário Vinicius Rodrigues.

 

O prefeito destacou que a reclassificação de Sorocaba é viável, graças às rápidas ações de enfrentamento à pandemia que estão sendo tomadas pela atual gestão municipal desde o dia 1º de janeiro, além das articulações com o Estado e os esforços conjuntos das cidades da região.

 

No domingo (24), a Prefeitura de Sorocaba promoveu reunião emergencial, no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), com representantes de 16 prefeituras da RMS. Após avaliação conjunta sobre a pandemia na região, foi formada uma Comissão Especial, que elencou as propostas conjuntas de fortalecimento da saúde e flexibilização a serem apresentadas ao secretário Marco Vinholi.

 

Nesse encontro entre prefeituras, ainda foram identificados sete respiradores ociosos na região, que serão repassados pelos municípios ao Departamento Regional de Saúde (DRS-16) para verificar como podem ser aproveitados para viabilizar a abertura de mais leitos Covid.

 

Mais 55 leitos Covid

 

A Prefeitura de Sorocaba anunciou a abertura de um Centro de Transição e Retaguarda à Covid-19, na UPH Zona Norte, com 15 novos leitos Covid (5 de UTI e 10 de enfermaria) e de um Centro de Estabilização, com mais 40 leitos Covid (10 de UTI e 30 de enfermaria) em parceria com o Estado, estes junto à UPH Zona Leste.

 

A previsão é que o Centro de Transição e Retaguarda, em fase final de processo de contratação, comece a operar até esta sexta-feira (29) e o Centro de Estabilização, já em fevereiro.

 

“Este segundo será em parceria com o Governo de Estado, que vai custear 20 desses leitos. Dez de UTI e dez de enfermaria serão para atender toda a região e outros 20 de enfermaria, exclusivos para a cidade de Sorocaba”, mencionou o secretário Vinicius.

 

“É importante destacar que toda essa estrutura nova, que está sendo instalada, depois ficará para sempre na rede municipal de saúde de Sorocaba, para o atendimento da população, parte dela utilizada na ampliação das UBSs do Aparecidinha, Julio de Mesquita Filho e São Bento, que se tornarão PAs 24 horas”, adiantou o prefeito.

 

Também na reunião em São Paulo, o prefeito de Sorocaba e o secretário da Saúde foram informados que o Governo do Estado tem mais 10 leitos Covid prontos no Hospital Regional “Adib Domingos Jatene”, em fase de negociação, para que entrem em operação já na próxima semana.

 

Decreto

 

Um decreto municipal será publicado, ainda nesta segunda-feira, com as regras de funcionamento do comércio e dos serviços em Sorocaba, até que haja nova reclassificação da cidade e região pelo Estado, já nesta semana.

 

Até lá, serviços essenciais podem atender presencialmente das 6h às 20h, com 40% de ocupação, exceto aos fins de semana, e seguindo todos os protocolos de saúde e segurança. O comércio em geral pode funcionar em sistema de drive-thru.

 

É fundamental que a população continue adotando todas as medidas preventivas à Covid-19, como uso de máscara, álcool em geral e mantendo o distanciamento social.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novos postos de venda de estacionamento Zona Azul são credenciados em Sorocaba

“Bohemian Rhapsody” e “O Doutrinador” são destaques entre estreias nos cinemas

Corregedoria irá apurar indícios de uso de atestados falsos por servidores

Sorocaba recebe profissionais do Mais Médicos para atuar no combate da Covid-19; só 9 compareceram

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.088 em 2021, R$ 43 a mais do valor atual

Vídeo: prefeito de Osasco queimado em fogueira de festa junina exige investigação