Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitos pedem a governador ampliação de leitos para tratamento da Covid-19 na região

Agência Sorocaba
Postado em: 14/05/2020

Compartilhe esta notícia:

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho (PSL), vai encaminhar ao governo do Estado de São Paulo um documento assinado por dez prefeitos das regiões Administrativa e Metropolitana de Sorocaba, assim como por oito secretários de Saúde e representantes desses municípios, solicitando a urgente ampliação do número de leitos do Hospital Regional de Sorocaba "Dr. Adib Domingos Jatene" para tratamento de pacientes infectados pela covid-19. 

A coleta das assinaturas ocorreu durante encontro realizado nesta quinta-feira (14) no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) para debater os impactos da covid-19 sobre a economia, finanças e orçamento público. Outros prefeitos que não estiveram presentes deverão assinar o documento nesta sexta-feira. 

Durante o evento, a chefe do Executivo sorocabano, ao lado do secretário da Fazenda, Fábio Martins, também destacou, com números,  os impactos financeiros na arrecadação dos impostos municipais e estaduais, classificados como "extremamente danosos" ao orçamento da Prefeitura de Sorocaba, por conta da pandemia do novo coronavírus. Também se defendeu um plano de flexibilização regionalizado, de acordo com a situação da doença em casa município, sempre seguindo os protocolos de orientação dos órgãos de saúde.

Conselho Municipalista

A prefeita de Sorocaba levou ao conhecimento dos prefeitos os temas tratados nas duas reuniões já realizadas pelo Conselho Municipalista de Transição e Retomada do Estado de São Paulo, instituído na semana passada pelo governador João Dória (PSDB). Ela ressaltou que o objetivo do conselho é justamente promover uma aproximação para uma interlocução direta com os municípios para discutir ações conjuntas visando a retomada dos setores da atividade econômica.

A prefeita também afirmou que o plano regional de retomada da economia dos 48 municípios que integram o Departamento Regional de Saúde de Sorocaba (DRS-16) será apresentado pelo governo do Estado nesta sexta-feira (15). Segundo a prefeita, ela receberá o documento do secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi e, em seguida, repassará aos prefeitos.

Jaqueline Coutinho disse que a proposta depende de três aspectos básicos que já foram anunciados pelo governo do Estado para iniciar a retomada da atividade econômica. São eles: taxa de isolamento maior do que 55%, taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 inferior a 60%, além de redução sustentada do número de novos casos por 14 dias.

A prefeita defendeu, entretanto, a necessidade de um plano de flexibilização regionalizado, levando-se em conta o cenário da doença apresentado em cada região ou município. "Cada cidade tem a sua particularidade, por isso é fundamental que as ações de flexibilização levem em conta o cenário da doença naquela localidade. 


Não é justo um município onde o registro da doença é baixo e ele tenha que cumprir com regras mais duras iguais as que valem para outros onde os casos são extremamente elevados", disse, destacando o plano municipal, construído pelo secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), Maurício Mota, em conjunto com representantes de segmentos da atividade econômica.

Já Maurício Mota abordou o plano de retomada gradual da economia em Sorocaba, que será apresentado ao Estado, e que em sua 1ª fase, prevê horários e dias reduzidos para funcionamento de shoppings e comércio em geral, além de regras de segurança na operacionalização. No documento, as atividades econômicas da cidade foram divididas em quatro segmentos: área central, shopping centers e galerias, comércio em grandes avenidas e comércio em bairros.

Após a manifestação da prefeita, o evento abriu espaço para que os demais prefeitos participantes apresentassem suas situações e suas sugestões para a retomada da economia regional. O evento foi finalizado pelo presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Roberto Freitas. 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Guarda Municipal e Polícia Civil prendem homem e recuperam equipamentos furtados da prefeitura

Cinemateca Brasileira não tem cargo prometido por Bolsonaro a Regina Duarte

PM acaba com plantação de maconha na estrada da Light em Votorantim

MEC divulga resultados preliminares do Censo Escolar 2019

PM realiza operação para combater criminalidade em Sorocaba

Aposentados e pensionistas protestam contra corte do ticket-alimentação