Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

População volta a solicitar novas ligações de água e esgoto

Arquivo
Postado em: 20/05/2020

Compartilhe esta notícia:

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto/Saae de Sorocaba reabriu nesta segunda-feira (18) o acesso aos pedidos de novas ligações de água e esgoto à população, serviço que estava suspenso desde o dia 23 de março, quando os atendimentos presenciais foram suspensos, como parte das medidas relacionadas ao combate ao coronavírus, definidas pela Prefeitura de Sorocaba.

No período em que o serviço ficou interrompido, a autarquia detectou por meio dos seus canais de comunicação a necessidade de reativá-lo, diante de inúmeros questionamentos de munícipe se havia previsão de reabertura, visto que precisavam das ligações com urgência.

Desta forma, o diretor-geral da autarquia, engenheiro Mauri Gião Pongitor, determinou o início de um trabalho que envolveu os departamentos da Receita e Tecnologia da Informação, para a criação de uma plataforma que possibilitasse a efetivação dos pedidos de forma totalmente remota, pelo site www.saaesorocaba.com.br, o que foi concluído no final da semana passada e colocado em prática nessa segunda-feira (18).

No primeiro dia de reabertura do serviço, o Saae/Sorocaba registrou um total de 48 pessoas concretizando as solicitações, que geraram 63 novas ligações, dos quais 28 foram pedidos de ligações de água e 35 de esgoto.

Ainda de acordo com os dados computados, com exceção de uma solicitação para nova ligação comercial e duas provisórias para canteiros de obras, os demais pedidos foram relacionados a imóveis residenciais, abrangendo todas as regiões da cidade, com predominância para as zonas norte, industrial (Éden e Cajuru) e condomínios diversos.

Passo a passo

A ferramenta criada para possibilitar os pedidos de novas ligações de forma totalmente on line está identificada no site da autarquia como “Solicitação – ligação de água e esgoto”, sendo inteiramente autoexplicativa, orientando os munícipes passo a passo para que a solicitação seja realizada.

Numa segunda etapa, os documentos anexados são analisados e estando em ordem serão emitidos um protocolo e um boleto de pagamento e enviados por e-mail. Para evitar aglomerações, a autarquia vai organizar um agendamento, com número limitado de pessoas a serem atendidas diariamente, e o munícipe solicitante será informado sobre a data e horário que deverá comparecer à central administrativa do Saae/Sorocaba, localizada no Jardim Santa Rosália, para apresentar o boleto de pagamento quitado e efetuar a retirada da caixa-padrão de ligação de água para a instalação.

Os valores para novas ligações atualmente em vigor, de acordo com a tabela de tarifas da autarquia, são os seguintes: ligação de água – rede na calçada (R$ 267,60), rede na rua (R$ 381,36); ligação de esgoto – rede na calçada (R$ 331,17), rede na rua (R$ 527,23). No caso da ligação de água existe o acréscimo de R$ 67,22, referente ao valor do hidrômetro a ser instalado.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Tiro na Raposo: motorista tem carro atingido por bala perdida no Trevo da Morte

Polícia solicita imagens de segurança para tentar identificar quem abandonou feto

Justiça decide por remoção de chimpanzé Black do Zoológico, mas Prefeitura recorre

Desembargador derruba liminar e regras que tiraram proteção de manguezais e restingas voltam a valer

Capitão Derrite ‘detona’ Lei do Abuso da Autoridade: “é uma retaliação à Lava Jato”

Câmara vota projeto para liberar instalação de bloqueadores de ar nos hidrômetros