Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

População pode participar de campanha para escolha do nome da onça-pintada

Postado em: 24/11/2018

Compartilhe esta notícia:

A partir deste sábado (24), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), dará início à campanha de votação para escolha do nome do macho de onça-pintada do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. A votação será on-line até quarta-feira (28).

“A nossa atividade de Educação Ambiental visa comemorar o Dia Nacional da Onça-Pintada (29 de novembro) e sensibilizar as pessoas sobre a espécie”, explica o secretário da Sema, Jessé Loures. A onça-pintada é o maior felino das Américas e está ameaçada de extinção, principalmente por conta do desmatamento das florestas onde vive.

Para ajudar na conservação da espécie, há pouco mais de um mês o governo brasileiro criou a Portaria MMA 8, que reconheceu a espécie como símbolo brasileiro da conservação da biodiversidade e criou-se a data nacional.

Como votar

As três opções de nome que possuem relação com a espécie são: Araquém (referência ao nome do fotógrafo da natureza Araquém Alcântara, que publicou em 2017 um livro com as fotos de onça-pintada que tirou durante mais de 30 anos de carreira), Jaguapitã (que significa “onça-pintada” no idioma tupi-guarani) e Panthera (parte do nome científico da espécie, que é Panthera onca).

As pessoas poderão escolher um nome para o macho de onça-pintada na página oficial do Zoo no Facebook (https://www.facebook.com/zooquinzinhodebarros/) ou através do link: https://goo.gl/forms/nTgo2wHTS1z7eea43.

O nome mais votado será anunciado no dia 29, às 14h, em frente ao recinto das onças-pintadas. Na mesma data e horário, quem estiver no zoo também poderá acompanhar a entrega de um “presente” para as onças.

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está localizado na rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3227.5454.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

São Paulo ultrapassa marca de 10 mil mortes por Covid-19

Polícia procura quadrilha que roubou mercado em Cerquilho; bando estava armado e encapuzado

Vídeo: Líder de Crespo faz retratação pública por ofensas a professores

Criminosos usam explosivos para roubar banco e comércio em São Miguel Arcanjo

Ministro de Bolsonaro admite caixa dois da JBS e pagará R$ 189 mil para encerrar investigação

Chuva de terça ameniza temperatura, mas rodízio de abastecimento continua