Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Petrobras reduz preço da gasolina e do diesel para distribuidoras

Postado em: 24/01/2020

Compartilhe esta notícia:

A Petrobras confirmou na quinta-feira (23) que vai reduzir em 1,5% o preço da gasolina e em 4,1% o preço do litro do diesel para as distribuidoras a partir desta sexta-feira (24). O último reajuste promovido pela empresa havia sido uma redução de 3% nos valores dos dois combustíveis no dia 14 deste mês.

Os preços para a gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras têm como base o preço de paridade de importação, formado pelas cotações internacionais desses produtos mais os custos que os dos importadores, como transporte e taxas portuárias, por exemplo.

A paridade é necessária porque o mercado brasileiro de combustíveis é aberto à livre concorrência, dando às distribuidoras a alternativa de importar os produtos. Além disso, o preço considera uma margem que cobre os riscos, entre os quais a volatilidade do câmbio e dos preços.

A gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras são diferentes dos produtos ofertados nos postos de combustíveis. São os combustíveis tipo "A", ou seja, gasolina antes da sua combinação com o etanol e diesel e também sem adição de biodiesel. Os produtos vendidos nas bombas ao consumidor final são formados a partir do tipo "A" misturados a biocombustíveis.

O preço de venda às distribuidoras não é o único determinante do preço final ao consumidor.

Como a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões feitas pela Petrobras podem ou não se refletir no preço final, que incorpora tributos e repasses dos demais agentes do setor de comercialização: distribuidores, revendedores e produtores de biocombustíveis, entre outros.  (Agência Brasil)

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Greve de motoristas em Sorocaba está mantida para esta tarde de quinta, informa sindicato

Caixa começa a pagar a partir desta quarta-feira saque-aniversário do FGTS

Secretário da Saúde visita UBSs e SAMU com foco em medidas preventivas de coronavírus

Nova versão de “Nasce uma Estrela” chega aos cinemas protagonizado por Lady Gaga

Vazamento interrompe abastecimento na região de Brigadeiro Tobias

Sorocaba sem água: Bairros da Zona Norte e Aparecidinha vão sofrer desabastecimento nesta tarde