Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Penitenciária de Sorocaba promove torneios em prol da ressocialização

Foto: divulgação
Postado em: 06/11/2020

Compartilhe esta notícia:

Quem não tem acesso ao sistema prisional, nem imagina que a vida dos encarcerados vai muito além dos banhos de sol. Antes da pandemia, as atividades estavam voltadas para ações que vão desde Jornada da Cidadania e Empregabilidade a cursos profissionalizantes, tudo pensando no processo de ressocialização para diminuir as chances de reincidência de egressos.

 

Com a chegada da Covid-19, o sistema prisional do Estado de São Paulo teve que se adaptar à nova realidade, sem deixar de lado o objetivo principal da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP): ressocializar. Por isso, obedecendo ao Centro de Contingência do Coronavírus, é que as unidades prisionais começaram a desenvolver atividades que, além de alcançar o seu intuito principal, pudessem contribuir com a saúde mental dos reeducandos, em tempos de ociosidade.

 

Foi assim que a diretoria do Centro de Trabalho e Educação (DCTE) da Penitenciária Dr. Danilo Pinheiro, de Sorocaba I, promoveu de março a outubro, vários eventos esportivos e artísticos, nos regimes semiaberto e fechado.

 

Para Flávio Martins, diretor do DCTE, o objetivo principal é promover a ressocialização por meio da interação entre os reeducandos, situação motivada nos jogos, por serem interativos.

 

Um dos ganhadores da competição, na modalidade xadrez, encarcerado há cinco anos, conta que aprendeu o jogo quando entrou no sistema prisional e assim desenvolveu equilíbrio e paciência. Ele lembra que, quando estava em liberdade, sempre jogava futebol.

 

A competição teve festival de teatro, futebol, xadrez, dama, dominó, boliche, tai chi chuan, aikido, malha, levantamento de peso, queda de braço, corrida e artesanato.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Uma mulher é estuprada a cada dois dias em Sorocaba, segundo SSP

São Paulo terá total de leitos ocupados "rapidamente", diz secretário da saúde

Traficante é preso com drogas oito meses após deixar cadeia em Itapetininga

Doria decreta fechamento total de serviços não essenciais por 15 dias no Estado de São Paulo

Assessores da Presidência dizem ter se reunido com Carlos Bolsonaro antes de seus depoimentos à PF

“Stranger Things” amadurece conflitos e sinaliza estar preparada para encerrar ciclo