Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Operação Dignidade realiza abordagem a usuários de drogas e todos recusam ajuda

Postado em: 16/05/2019

Compartilhe esta notícia:

Na manhã desta quinta-feira (16), foi realizada mais uma Operação “Dignidade”, com o objetivo de identificar e orientar usuários de drogas que utilizam locais públicos para consumo dos entorpecentes. Os nove abordados recusaram auxílio e atendimento. A ação envolveu as Secretarias de Política sobre Drogas (Sepod); Igualdade e Assistência Social (Sias); Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Saúde, além do S.O.S., Polícia Militar e Guarda Civil Municipal.

Em uma primeira vistoria, as equipes atuaram junto ao viaduto da Rua Humberto de Campos no Jardim Zulmira, em uma área cercada por vegetação, de difícil acesso e alto grau de periculosidade por conta da altura. Este viaduto, concluído em 2014, vem servindo como ponto de uso de entorpecentes e abrigo por pessoas em situação de rua. No momento da averiguação, duas pessoas foram abordadas, admitindo o uso de álcool e entorpecente do tipo “crack”. Orientadas e atendidas pelos agentes da Saúde, recusaram qualquer tipo de encaminhamento ou tratamento. No local, diversos materiais inservíveis foram retirados, inclusive uma lixeira pertencente à Municipalidade.

Em seguida, as equipes se deslocaram para uma praça situada na Av. Américo Figueiredo porém, no momento da operação não haviam pessoas no local. Na sequência, na Rua Rubens A. N. Santos, ao lado da sede do Serviço de Obras Sociais (S.O.S.), cinco pessoas foram abordadas sendo todas usuárias de álcool e duas também usuárias de entorpecente do tipo “crack”. Uma delas relatou que faz tratamento junto ao CAPS. Após serem atendidas pelos agentes da Secretaria da Saúde, declinaram qualquer tratamento. Também no local foram retirados inúmeros inservíveis.

Por fim, foi realizada vistoria junto à linha do trem situada ao lado da Escola Municipal “Matheus Maylaski”, onde duas pessoas foram localizadas. Após serem devidamente atendidas e orientadas, apenas uma confirmou ser usuária de álcool, sendo que ambas recusaram os encaminhamentos propostos.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Celso de Mello determina que Bolsonaro preste depoimento presencial sobre possível interferência na PF

Prefeitura de Sorocaba define uso de cartão magnético na entrega de alimentação escolar

Chuva em Sorocaba deve continuar pelas próximas duas semanas, segundo previsão do tempo

Com baixa adesão, Prefeitura pede que pais levem filhos para se vacinar contra a poliomielite

Coronavírus: aulas serão suspensas em escolas estaduais, informa governo

Expulso de balada procura polícia para reclamar e acaba preso