Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Ônibus têm vagas garantidas para cães-guias que orientam passageiros

Postado em: 22/07/2019

Compartilhe esta notícia:

Em Sorocaba, a mobilidade das pessoas com deficiência visual no transporte coletivo é garantia com espaços reservados dentro dos ônibus para os cães-guias. As empresas que operam o transporte gerenciado pela Urbes – Trânsito e Transportes, vinculada à Secretaria de Mobilidade (Semob) e Acessibilidade da Prefeitura, promovem constantes instruções e aperfeiçoamentos de seus profissionais para facilitar o embarque, o desembarque e o trânsito no interior dos ônibus dos passageiros que necessitam ser orientados por cães-guias.

O titular da Semob e presidente da Urbes, Luiz Alberto Fioravante, explica que diferente dos demais animais domésticos, somente os cães-guias são permitidos no interior dos terminais e de todos os ônibus. “Nos coletivos, as vagas reservadas aos passageiros acompanhados dos cães-guias inclusive estão sinalizadas”, orienta. De acordo com a Lei federal 11.126/05, é direito da pessoa com deficiência visual o ingresso e a permanência em ambientes de uso coletivo acompanhado de cão-guia.

Os treinamentos com as equipes de bordo dos ônibus são mensais e visam aperfeiçoar cada vez mais o suporte aos deficientes e os cães-guias. No treinamento realizado dentro dos terminais os motoristas trafegam com os ônibus e praticam o embarque e desembarque de passageiros com cães-guia.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Semob e da Urbes em parceria com o Instituto Magnos, promove os treinamentos com a participação de famílias socializadoras dos cães-guias, sempre com apoio técnico do Instituto Magnus, para também promover a melhor adaptação do animal.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Vereadora Iara Bernardi denuncia apostilamento ao Ministério Público

Fachin mantém prisão de primeiro condenado na Lava Jato pelo STF

USP desenvolve microagulhas que levam fármaco direto ao tumor de câncer de pele

Prefeitura anuncia que abrirá concurso para preencher 200 cargos de Educação em 2020

Jovem reage a abordagem policial e morre durante troca de tiros com a PM

Filho é preso após matar o pai com faca de churrasco em George Oetterer