Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Novo Hospital Regional de Sorocaba terá palestra sobre como evitar a síndrome da fraqueza muscular adquirida na UTI

Postado em: 12/09/2018

Compartilhe esta notícia:

A médica fisiatra Prof.ª Dra. Matilde Sposito irá conduzir uma palestra sobre a “síndrome da fraqueza muscular adquirida na UTI”, conhecida no meio médico pela sigla em inglês “ICU-AW”. O encontro será realizado nesta quarta-feira (12), às 19h, no Centro de Estudos do Novo Hospital Regional “Dr. Adib Domingos Jatene”, em Sorocaba (SP).

O evento, gratuito e aberto ao público, é destinado a fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e médicos.

Na ocasião, serão abordadas técnicas de diagnóstico e tratamento para que os profissionais de saúde minimizem o quadro, que afeta a musculatura dos membros e também a do diafragma (respiratória), como explica Prof.ª Dra. Matilde. “A síndrome costuma acometer pacientes que ficam muito tempo internados. Cerca de 50% dos que necessitam de ventilação mecânica por mais de 7 dias desenvolvem o problema. Quando há septicemia (infecção hospitalar), a incidência chega a quase 100%”, afirma a especialista.

A fraqueza muscular intensa instalada pela ICU-AW pode levar de seis meses a um ano para se recuperarem totalmente. “Como é um problema que afeta muito negativamente a qualidade de vida da pessoa, entendemos ser de extrema importância trabalhar para minimizar seus efeitos. Com a adoção de técnicas e práticas precoces durante o período de internação, é possível reduzir esses efeitos”, completa a fisiatra.

Sobre a palestrante:

Prof.ª Dra. Matilde Sposito é graduada pela Faculdade Bandeirante de Medicina e especialista em Medicina de Reabilitação pela New York University (NYU), nos EUA. Possui residência médica na Associação de Assistência à Criança Defeituosa (AACD), de São Paulo e é pós-graduada em medicina com o título de Doutora (mestrado e doutorado Stricto Senso) pela Escola Paulista de Medicina. Também possui curso em pesquisas clínicas (Clinical Trials) pela Universidade de Harvard, nos EUA e atua na área de consultoria, como assessora médica em neurociências, para o Brasil e a América Latina, do Grupo Medical Affairs da Allergan Produtos Farmacêuticos. Além disso, faz parte do grupo Mentors da Allergan Medical Institute, para estudos de espasticidade. Atualmente, é coordenadora do Setor de Reabilitação do novo Hospital Regional de Sorocaba “Dr. Adib Domingos Jatene”.

Serviço
Evento: palestra sobre Síndrome da Fraqueza Muscular Adquirida na UTI.
Data: 12/09/2018
Hora: 19h
Local: Novo Hospital Regional de Sorocaba “Dr. Adib Domingos Jatene”, rodovia Raposo Tavares, km 106, Sorocaba (SP).
Evento gratuito e aberto ao público.
Inscrições pelo telefone 15-3500-9900, ramal 15649. Falar com Karina.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em SP, PT usará imagem de Lula para explorar ‘legado’ do partido na cidade

Criação de empregos mostra recuperação em V da economia, diz Guedes

Manga e Jaqueline dominam mais de 50% do tempo da propaganda eleitoral gratuita

Desenvolve SP disponibiliza mais R$ 400 milhões para Turismo

Polícia prende faxineira com quase 100 documentos falsificados em Sorocaba

Procon Votorantim notifica 7 postos de combustíveis por falta de repasse de preço