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Novas etapas das obras de implantação do BRT são apresentadas à Prefeitura

Foto: Divulgação/Secom
Postado em: 04/01/2020

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As etapas de implantação do BRT em Sorocaba e quais são os próximos passos a serem tomados para o cumprimento do cronograma de implantação do novo sistema de transporte coletivo na cidade. Estes foram alguns dos temas tratados em reunião da prefeita Jaqueline Coutinho (sem partido) com representantes da Concessionária BRT Sorocaba, Urbes-Trânsito e Transportes, assim como das secretarias de Mobilidade, Serviços Públicos e Obras, Saae e Governo.

 

Durante o encontro, o presidente do Consórcio BRT, José Henrique de Ávila, apresentou um relatório de ações já tomadas como os avanços na construção do Terminal Vitória Régia e do prédio de apoio aos usuários do transporte coletivo que será feito no local. Foi apresentada ainda a finalização da montagem  das primeiras estações do chamado Eixo Norte – UPH Zona Norte, Dr. Pitico e Lauro Sanches e a colocação das estruturas das plataformas de embarque e desembarque das estações Vila Carol, Jardim Paraná e Los Angeles.

 

As estações BRT são feitas em estrutura metálica, com paredes de brise para proporcionar melhor circulação do ar e telhas termo acústicas. Ao todo, serão 28 estações BRT ao longo dos corredores e quatro estações de integração. Na Itavuvu serão doze estações, sendo duas delas de integração das linhas.

 

A Avenida Ipanema ganhará dez estações, sendo uma delas de integração e no Eixo Oeste, mais dez estações, sendo uma de integração.  Estações de integração são pensadas para reduzir o tempo de permanência dos passageiros à espera dos ônibus.

 

Corredor Sul

 

Ávila também reportou à prefeita os avanços dos trabalhos do Corredor Sul, na Av. Prof. Izoraida Marques Perez, com o término das obras em prazo estabelecido nas proximidades de um shopping e continuidade de melhorias dos pontos de ônibus na Av. Washington Luiz e Av. Pereira Inácio, este e frente à ETEC Rubens de Farias e Souza.

 

Para cada ponto de ônibus que passar pelas melhorias para receber o Sistema BRT serão concretados cerca de 50 metros da pista com o pavimento rígido, apropriado para comportar o peso dos ônibus articulados e de maior capacidade de atendimento.

 

Novo terminal

 

Com relação ao Terminal Vitória Régia, o presidente da Concessionária BRT Sorocaba explicou que a montagem das estruturas metálicas e das plataformas de embarques do terminal já terminam. Agora as equipes trabalham nas obras para a construção dos prédios de apoio e operacional, pavimentos, calçadas, instalações elétricas e hidráulicas, sistemas e paisagismo.

 

O Terminal Vitória Régia terá 11 mil metros quadrados e fará a conexão das diversas linhas do transporte coletivo que circulam pela Zona Norte, reduzindo o tempo de espera do passageiro, pois oferece integração entre os ônibus.

 

A prefeita voltou a reforçar a necessidade de sempre comunicar a população com antecedência sobre as etapas da obra que vão impactar no cotidiano da população. “É preciso que se tenha sempre em mente que o coletivo prepondera sobre o individual. Por isso, é fundamental que a obra ocorra evitando ao máximo transtornos à população”, destacou.

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